Por estar localizada no encontro da Europa com a Ásia e entre o Cristianismo e o Islamismo, a cultura da Armênia ganhou sofisticação e multiplicidade singulares. Entretanto, sua localização geográfica também atraiu, historicamente, conflitos que salpicaram sua história com sofrimento. Para lançar luz sobre tal beleza – que foi salva por uma família local que desejava preservar os tesouros que ali se encontravam – o Museé des Suisses dan le Monde reuniu em sua sede no domínio de Penthes, na Suíça, um seleção de artefatos armênios que remonta a diversidade dessa cultura dentre o século 14 e o 19.
Switzerland Armenia. The Kalfayan Collection, On the Path of Memory é formada por itens coletados pela família que dá nome à mostra após as atrocidades do genocídio de 1915 e o posterior deslocamento da população armênia de Anatolia. Guardar tais objetos sobrevientes foi uma maneira de prevenir a destruição e exílio da cultura do país.
Dentre as 170 peças que ficam à mostra até o dia 20 de setembro, estão manuscritos, tecidos, cerâmicas e trabalhos de metal que nunca foram expostos anteriormente na Europa Ocidental. A coleção Kalfayan passou por três gerações levando consigo a multiplicidade da Armênia em objetos que vão desde aqueles mais triviais até os mais rebuscados. Imperdível!
Switzerland Armenia. The Kalfayan Collection, On the Path of Memory
Data: até 20 de setembro
Local: Museé des Suisses dan le Monde
Endereço: 18 Chemin de l'Impératrice, 1292 Pregny-Chambésy, Suiça