Chega de acordar com o braço dormente! Já imaginou como seria dormir levitando, na posição que fosse mais confortável? Tal façanha é possível e foi projetada por um grupo de estudantes de arquitetura da AA Visiting School Slovenia. Trata-se de uma roupa de levitação conceitual que permite aos visitantes do Centro Cultural das Tecnologias Espaciais Europeias (KSEVT), na Eslovênia, experimentar dormir como se estivessem na gravidade zero.
VEJA TAMBÈM: Artista cria miniaturas cósmicas usando tilt shift
O projeto, batizado de KSEVT Hotel, coloca os hóspedes suspensos em uma rede de cabos e alavancas que os permite adotar qualquer posição enquanto dormem. Isso reproduz a sensação de repousar no espaço – apesar de que os astronautas reais costumam se amarrar na cama para evitar possíveis acidentes.
O mais surpreendente é que o conceito surgiu em um workshop de apenas três semanas que buscava aumentar o nanoturismo do local, localizado próximo à cidade de Vitanje, que possui apenas 800 habitantes. O time queria desenvolver uma atração que fugisse do lugar comum e que se ligasse ao tema do instituto: a exploração espacial. "A instalação fez com que a exposição do Centro Cultural ganhasse peso", contaram os integrantes da equipe desenvolvedora. "É praticamente uma transição do 'dormir 2D' para o 'dormir 3D'".
E AINDA: Aeroportos do futuro: veja cinco projetos pelo mundo
KSEVT Hotel possui dois tipos de experiênciasuma individual e outra em grupo. A primeira permite que o visitante passe a noite em KSEVT, totalmente suspenso em um quarto localizado no centro do prédio. Já na segunda, um grupo de pessoas pode descansar sobre vários travesseiros em forma de pirâmide que acomodam o corpo inteiro na posição de preferência do usuário.
Quem quiser se candidatar ao programa sono flutuante, pode se inscrever no site do projeto até o dia 20 de junho