Greta Magnusson Grossman (1906-1999) é uma das mulheres designers mais prolíficas do século 20. Suas quatro décadas de intensa produção são tema da exposição Greta Magnusson Grossman: A Car and Some Shorts, que ocupa a galeria R 20th Century, em Nova York, até 22 de junho. A retrospectiva visa qualificar e divulgar a obra desta pouco reconhecida designer no cenário do design mundial, afinal Greta teve em sua vida duas pátrias: a Suécia, onde nasceu e cresceu, e os Estados Unidos, para onde migrou em 1940.
Estão ali reunidos seus desenhos arquitetônicos, móveis por ela criados, peças cerâmicas, tecidos, livros com recortes de matérias, fotografias da artista tiradas por Julius Shulman e objetos nunca antes exibidos. Greta influenciou verdadeiramente o modernismo norte-americano. Depois de trabalhar como designer em Los Angeles, para a firma Barker Bros, Greta abriu seu próprio showroom na Rodeo Drive, em Beverly Hills, e passou a atuar também com arquitetura.
Dentre seus móveis, destacam-se as luminárias: Grasshopper, de chão, e Cobra, de chão e de mesa. Os traços característicos de seu trabalho são a assimetria, as proporções inusitadas e o uso de cores e materiais incomuns para a época. A curadoria desta mostra que retorna à Nova York depois de passar pelo Swedish Museum of Architecture, pelo Price Tower Arts Center in Bartlesville, e pelo Pasadena Museum of California Art, é de Evan Snyderman e Karin Aberg Waern.
Greta Magnusson Grossman: A Car and Some Shorts
Local: R 20th Century
Endereço: 82 Franklin St – Nova York
Data: até 22 de junho