Há muito para ver no apartamento paulistano projetado para um casal de empresários com seus dois filhos adolescentes. Peças com pedigree, como a poltrona Mama, de Gaetano Pesce; os sofás Turner Bay Hannes Wettstein; as cadeiras Flow, de Jean-Marie Massaud; as cadeiras Who, de Rodolfo Dordoni; além de dois imponentes quadros assinados por Joan Miró, preenchem com grife o imóvel de 342 m².
Convidada para desenvolver o projeto, a arquiteta e decoradora Jóia Bergamo, conta que deu vida a um apartamento recém-entregue pela construtora. "O casal queria aproveitar ao máximo os espaços, de modo que todos fossem ambientes utilizáveis. Era desejo dos proprietários também que a decoração contemplasse elementos clean e confortáveis", revela ela, que tinha a tarefa de projetar cômodos de convívios amplos com estética contemporânea e atemporal.
Para atender todos esses anseios, Jóia fez uma grande área social toda integrada com a varanda. A estratégia para sinalizar a função de cada ambiente foi a divisão dos espaços no formato de nichos aconchegantes mobiliados com design moderno.
A sala de jantar foi incorporada ao espaço gourmet. "Deixamos um ambiente grande com funções definidas e independes", diz. No mesmo lugar, um home theater, espaço zen e um canto com uma lareira para aquecer as noites mais frias.
As três agradáveis chaises funcionam como passaporte para o relaxamento. Dispostas confortavelmente no ambiente, os móveis são um convite ao bem-estar com muito charme. Após esse refúgio, foi criado um recanto zen que recebe um espaçoso futon, que dá para uma maravilhosa vista. Para demarcar os ambientes, a profissional fez um jardim minimalista formado por espadas de São Jorge.
Para compor o décor, a arquiteta trabalhou com mobiliário totalmente planejado e móveis e outros objetos novos - adquiridos em lojas como Montenapoleone e Casual Móveis. Jóia abusou do bom gosto na escolha do pisos - de mármore travertino romano bruto e madeira. Segundo ela, é um dos detalhes mais importantes da decoração.
Na ala íntima, encontram-se duas suítes customizadas para seus filhos e a suíte do casal, além de um clássico escritório, que recebeu um up com a energia do vermelho impressa em alguns móveis. Ainda neste setor da casa, merece atenção a profissional sala de música e um ateliê para oficina de violinos, hobby do proprietário.
A cozinha branca é um curinga na decoração. A mesa oval modelo Saarinen amarela confere um tom divertido e quebra a uniformidade do espaço.