É fato: os museus sempre nos surpreendem com a sua maneira de trabalhar a relação íntima entre a arte e a contemplação visual do público. Uma prova disso é o recém-aberto MORE - uma instituição privada que reúne obras do realismo holandês.
Localizado em Gorssel, no leste da Holanda, o projeto leva a assinatura do famoso escritório Hans van Heeswijk Architects, responsável por outras obras como o museu Hermitage Amsterdam e pela expansão das galerias e renovação das estruturas do museu Mauritshuis.
Depois de dois anos de reforma, o MORE abriu suas portas agora em junho. Instalado na antiga câmara municipal da cidade, o museu passou por uma transformação total, que além da próprio prédio, incluiu o projeto de apresentação da coleção.
LEIA TAMBÉM: Expo em Israel traz 450 banquinhos
Uma das partes do histórico edifício, construído em 1914, foi renovada e deu lugar a um café e um salão de eventos. Dividido em dois andares, o espaço abriga sete galerias de arte, que além de exibir a coleção permanente do museu, podem ser cenário para exposições temporárias. O lugar comporta ainda escritórios administrativos e uma oficina de restauração.
A estrutura do novo museu é caracterizada por linhas de visão estratégicas, que estão em constante harmonia com a arborizada área externa. A instituição tem uma estética convidativa, com layout claro e espaços arejados. Os arquitetos optaram por uma paleta de cores em tons claros e matérias-primas naturais, como a pedra, além de vidro e aço.
E MAIS: Lyon ganha museu emblemático