A antiga propriedade de veraneio de WilliamK. Vanderbilt, Fisher Island é hoje um condomínio de luxo à altura do ex-dono. Para chegar à ilha ao sul de Miami Beach, onde Oprah Winfrey, Julia Roberts e Andre Agassi têm casas, só de barco. Uma vez lá, privacidade, segurança e comodidades de um resort são garantidos. Foi o que impressionou o empresário Paulo Bacchi há 13 anos, quando ele e a família saíram do Brasil para iniciar a expansão da Artefacto na Flórida. “É um dos lugares mais interessantes da cidade. Comecei com um apartamento pequeno e já tive quatro endereços aqui”, diz. O novo, recém-inaugurado, fica bem de frente para o mar e tem vista para a Biscayne Bay e o skyline de Downtown. “É o nosso refúgio de fim de semana e férias, onde gostamos de receber os amigos”, diz Bacchi que, de segunda a sexta, mora com a mulher e os filhos gêmeos em Coral Gables.
Localizado em um prédio de 15 anos, o apartamento de 800 m², incluindo as varandas, fica no piso térreo, o que o aproxima da atmosfera e do visual de uma casa. A pedido dos moradores, que desejavam ambientes amplos e em plena sintonia, foi transformado num prazo recorde de cinco meses pelo arquiteto Diego Revollo, que também assina a decoração. A sala de estar e o home theater – ambos com100 m² – formam praticamente um único espaço, conjugando ainda o escritório, a sala de jantar e o hall de entrada. Com todas as áreas de convivência integradas, reina a praticidade, reforçada pelo mobiliário contemporâneo. “Os móveis são todos da nossa coleção 2016, inclusive a mesa Kerthy de 16 lugares, um dos meus itens preferidos”, conta o empresário. De vidro, ostenta 3,60 m de comprimento. “É o tamanho máximo que o material permite”, explica. Uma parede de espelho, logo atrás do móvel, reflete o mar, dando ao ambiente dose extra de frescor.
Com a alvenaria em branco e piso de placas sintéticas nanoglass, o imóvel foi pensado para valorizar por completo a iluminação natural. “É um privilégio receber o sol da manhã e da tarde. Isso traz nuances lindas ao longo dia”, diz Revollo. Móveis e objetos de decoração em tons neutros completam o clima minimal chic. “Tentei trazer cinza, bege acinzentado e um pouco de preto para acrescentar aconchego”, relata o arquiteto. A cor aparece em peças como o cítrico Balanço Cocar, da Pax.Arq, que pende do teto entre o escritório e o home theater, e em obras de arte como a tela como cachorro e seu duplo, de Andy Warhol, na sala de estar.
Apesar de frequentar mensalmente a ponte aérea Miami-São Paulo, Bacchi encontrou na coleção de arte uma maneira afetiva de estar mais próximo do país natal. Entre os trabalhos que mais aprecia estão o desenho de Oscar Niemeyer que representa seu processo criativo. Foi comprado há cinco anos e estava guardado à espera de um lugar especial. Agora, fica sobre o aparador do escritório, entre o capacete de Ayrton Senna, arrematado em um leilão beneficente da Brazil Foundation, e o set de tintas a óleo Polvo, de Adriana Varejão, que apresenta em 33 tubos cores desenvolvidas pela artista a partir dos tons de pele dos brasileiros. É assim, cercado da família e de objetos cheios de significado, que Bacchi reúne o melhor dos dois países.
* Matéria publicada em Casa Vogue #357 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)