O recém-inaugurado Zenkichi, em Berlim, tem a missão de aguçar os sentidos de seus visitantes e levá-los a uma viagem gastronômica até Tóquio por meio de sabores e texturas. Mas não se trata de um restaurante japonês no estilo já conhecido mundo afora.
O lugar é definido como uma brasserie japonesa e em vez de oferecer somente os tradicionais sushis, traz em seu cardápio pratos exóticos e requintados. Entre as especialidades da casa estão tofu caseiro, bolo de arroz frito servido com batata picante, bacalhau negro e missô marinado, além de outras delícias.
LEIA TAMBÉM: Saiba preparar o legítimo steak tartar
Trata-se do segundo endereço do restaurante espalhado pelo mundo. O primeiro foi aberto em 2006 no bairro do Brooklyn, em Nova York. Com o sucesso dessa unidade, os sócios Motoko Watanabe e Shaul Margulies resolveram se mudar para a efervescente Berlim e inaugurar a segunda filial da marca. "Depois de cada visita que fazíamos a Tóquio, Motoko e eu sentíamos falta dessa deliciosa comida. Por isso, decidimos abrir nossos próprios restaurantes", explica Shaul Margulies.
E MAIS: Uma noite japonesa para o fim de semana
O design de interiores é assinado por Motoko, a mente criativa da dupla, que também dá opiniões no cardápio. Além de ser uma sommelier de saquê, é ela quem decide, junto com o chef, o que vai entrar no menu. Na entrada do restaurante, os clientes são recebidos em um lounge e podem desfrutar do saquê bar enquanto esperam ser acomodados. Logo na sequência, estão as 35 mesas de jantar dispostas em cabines de vários tamanhos, onde é possível receber duas, quatro, seis ou mais pessoas em um clima aconchegante. “Os japoneses gostam de se concentrar em sua comida”, conta Motoko. Para conseguir essa atmosfera intimista, ela optou por uma iluminação indireta e texturas naturais nos móveis e revestimentos, como madeira, bambu e seixos. Quem quiser jantar com mais privacidade, pode fechar as cortinas e usar o sino para chamar o garçom quando precisar pedir algo.
O restaurante trabalha com duas opções de menu degustação para quem deseja conhecer melhor as iguarias da casa: o Omakase, sugerido pelo chef, ou para aqueles com conhecimento profundo da culinária japonesa, há o Connoisseur Tasting. Um viagem de delícias para o paladar e a visão.