A inspiração para um projeto de reforma residencial na ilha de veraneio Nantucket, ao sul de Cape Cod, Estados Unidos, foi a mesma que inspira tantos artistas até hoje nessa área: a especial luminosidade que banha a região, com um pôr do sol incomparável. A proposta dos arquitetos foi a de que o projeto fizesse referência direta a esse fato, com a luz natural sendo o elemento organizador dos espaços.
A questão de a casa original ser considerada propriedade histórica, impunha muitas restrições em mudanças na parte externa, mas mesmo assim, os arquitetos Andrew Kotchen e Matthew Berman, da Workshop APD, puderam soltar a imaginação no interior, reconfigurando espaços para dar a residência amplitude e leveza, em sintonia com o espírito informal da região.
Já ao entrar na casa, um living informal, cercado por janelas, traz a vista para dentro, dando a impressão de se estar fora, mas com todo o conforto, como se fosse uma varanda interna. Depois das janelas, um conjunto de sofás estende a sala ao jardim e ao lado, a varanda é ocupada por uma grande mesa de jantar. A decoração cria a sensação de integração entre os espaços.
LEIA TAMBÉM: Em Detroit, cedro traz vida a lar campestre
Um dos pontos altos do projeto é a criatividade da circulação vertical. A escada se incorpora à cozinha, separada apenas por uma tela metálica transparente, e continua no segundo piso dando sequência a uma passarela de vidro fosco que leva a suíte principal. Com guarda-corpo também de vidro e paredes brancas com muitas aberturas, a escada cria um eixo vertical luminoso.
Separando as áreas sociais, estantes embutidas vazadas integram os ambientes e permitem que a luz circule por todo o primeiro andar. O piso, de madeira clara nas salas, e cerâmica na cozinha, confere ainda mais leveza ao décor. Para quebrar os brancos e beges, os arquitetos usam objetos e arte em tons de azul e alguns itens em tom escuro.
E MAIS: Top 10: as melhores casas de praia de 2014
Por fora, a casa se manteve fiel a sua origem histórica, mas por dentro se transformou, respeitosamente, em um oásis contemporâneo digno de férias memoráveis.