Quem nunca quis entrar, viver por uns dias e até morar em uma cabana no meio da floresta? O projeto, que leva obviamente o nome de Cabana na Floresta, é do designer polonês Tomek Michalski, que desenhou um ambiente contemplativo, de introspecção e calmo para quem quer se livrar do estresse e dar uma escapada da vida cotidiana.
LEIA TAMBÉM: Lar vive em harmonia com a paisagem
Mesmo sem ter saído do papel ainda – ou do computador, se preferir -, o projeto em 3D é a primeira incursão deste jovem na arquitetura. Sua inspiração está nas cidades grandes de seu país natal, como Varsóvia e Gdansk, repletas de espaços ao ar livre, onde os cidadãos vão para se divertir com o frescor dos lagos e florestas no verão.
“Quero mostrar para as pessoas como seria o meu espaço de silêncio; um lugar muito acolhedor com vista para uma paisagem que faz refletir sobre atos e atitudes, clarear pensamentos e relaxar”, define.
Michalski desenhou uma cabana com um design simples e minimalista. Com uma forma poligonal afiada que minimiza o impacto na fauna e flora locais, de acordo com o designer, ela pode abrigar confortavelmente até três pessoas.
Do lado de fora, ele utiliza quadros pretos e acessórios da mesma cor; internamente a madeira compensada predomina com detalhes também em preto, cinza, amarelo e hortelã.
Grandes painéis de vidro permitem que a floresta torne-se parte do desenho do interior, contrastando com o interior produzido em madeira. Por falar neste material, ele não serve apenas como um revestimento para pisos, paredes e tetos; faz parte da mobília. Está totalmente integrado ao ambiente.
E MAIS: Obra aberta ao cenário sul-africano
No térreo, há uma sala de estar, cozinha e banheiro. Uma escada leva ao quarto, com um telhado inclinado e uma claraboia, além de uma janela vertical na cabeceira da cama.
Michalski conta ainda que gastou aproximadamente seis meses para elaborar este projeto e que, agora, o seu objetivo principal é tirá-lo do mundo virtual e trazê-lo para o real.