O prédio que antes era a sede de um antigo jornal socialista hoje é o endereço do descolado Backstay Hostel, em Ghent, na Bélgica. A cidade, cercada por construções medievais bem preservadas, é bastante movimentada e cheia de jovens estudantes das universidades que existem por lá. Além disso, é marcada pela animação dos festivais de música e cinema. Nesse charmoso cenário, o Backstay Hostel é uma opção de hospedagem para quem deseja conhecer pessoas do mundo todo.
O prédio onde o hotel foi instalado não é tão antigo quanto às construções do entorno, data de 1930. Mas, a arquitetura não deixa por menos. Projetado pelo arquiteto Brunfaut, possui uma impressionante fachada de vidro fosco, e por ser uma joia arquitetônica, é tratado como monumento histórico.
LEIA TAMBÉM: Onde se hospedar em Londres?
Quando o jornal Dagblad Vooruit encerrou suas atividades na década de 1980, o espaço deu lugar a um centro cultural chamado Backstage, nome pelo qual é conhecido até hoje. Nessa época, algumas lojas da vizinhança foram integradas ao projeto. Em 2009, o grupo Upgrade Estate, especializado em acomodações para estudantes, comprou o edifício e construiu um anexo com mais quartos. Assim, em 2014 o espaço abriu suas portas para o público.
Localizado no bairro universitário da cidade, em frente ao espaço artístico Vooruit e a poucos minutos do centro histórico, o Backstage Hostel oferece 108 camas e 15 quartos. O slogan “todo viajante é um amigo” reflete o espírito do lugar e apesar de ter ambientes coloridos e vibrantes, o projeto de interiores respeitou o passado do edifício e manteve a atmosfera histórica. O mobiliário de linhas simples e retas foi feito sob medida e dialoga com a preciosa arquitetura. A origem do prédio também é lembrada em todos os quartos, que possuem nomes de famosos jornais internacionais, como Le Monde, The New York Times, El País, The Guardian, entre outros.
E MAIS: Cinema antigo, hotel novo
Para promover o encontro entre os hóspedes, há um espaço chamado Travellers Zone, onde é possível relaxar e ouvir uma boa música. O andar térreo, onde está localizado o bar, também é aberto ao público em geral. Nesse espaço, o balcão foi revestido com letras de madeira, que faziam parte do acervo do jornal e eram usadas na impressão. Luminárias coloridas garantem um ar lúdico, assim como o desenho aplicado no teto.
E para finalizar, no ambiente chamado Blog Room os hóspedes e moradores de Ghent são convidados a escrever suas histórias e dividi-las com outras pessoas. Essa iniciativa visa manter viva a história do prédio, onde famosos poetas flamengos, como Louis Paul Boon e Richard Minne, iniciaram suas carreiras. Assim, algumas máquinas de escrever foram disponibilizadas em um espaço intimista que inspira a escrita.