Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Mostra revê modernismo austríaco

$
0
0
  (Foto: MAK/Georg Mayer)

O MAK, Museu Austríaco de Artes Aplicadas de Viena, inaugura nesta terça-feira, dia 17, sua nova mostra permanente, Atemporalmente Elegante: Viena 1900. A exposição reúne cerca de 500 objetos produzidos entre os anos 1890 e 1938, e pretende apresentar um rico panorama sobre o período mais efervescente do design vienense.

A austera cenografia que serve de palco para as obras foi criada pelo artista local Michael Embacher. De minimalismo proposital, ela valoriza a seleção de peças expostas, por si só já bastante diversificada. A ideia foi confeccionar um aparato auxiliar que não entrasse em conflito com os itens em destaque.

A mostra divide-se em três partes, quase que por décadas. A primeira delas agrupa produções realizadas entre 1890 e 1900. Tal período foi marcado pelo rompimento com o passado e pela busca de um estilo autenticamente austríaco. A seção vai de Otto Wagner e os separatistas, a Adolf Loos e o anti-separatismo, com o advento do “homem moderno”.

  (Foto: MAK/Katrin Wißkirchen)

A segunda parte estuda o modo como os artistas da Escola de Artes de Viena e do Wiener Werkstätte influenciaram o estilo austríaco. O espectro de objetos presentes aqui vão das provocativas formas geométricas e abstratas e dos ornamentos inspirados nas plantas às criações rococó de Dagobert Peche.

No último estágio, explora-se a passagem do estilo vienense para o estilo internacional, que surgiu entre o período da Primeira Guerra Mundial e o término do Nacional Socialismo na Áustria. Para contextualizar a criação desta era, itens como as peças de Josef Frank e Oskar Strnad são justapostos a peças de fora, do De Stijl e da Bauhaus.

Como complemento à mostra, o MAK oferece o livro MAK/Guide Vienna, editado por Christoph Thun-Hohenstein. O volume à venda na loja do museu conta com contribuições de Rainald Franz, Sebastian Hackenschmidt, Barbara Karl, Peter Klinger, Kathrin Pokorny-Nagel, Elisabeth Schmuttermeier, Christoph Thun-Hohenstein, Johannes Wieninger, e Christian Witt-Dörring, este último o curador da mostra.

Atemporalmente Elegante: Viena 1900
Local: MAK
Endereço: Stubenring 5, 1010 Viena – Áustria
Data: a partir de 17 de setembro
Horários: terça, das 10h às 22h; quarta a domingo, das 10h às 18h

  (Foto: MAK/Gerald Zugmann)

 

  (Foto: MAK/Georg Mayer)

 

  (Foto: MAK/Georg Mayer)

 

  (Foto: MAK/Georg Mayer)

 

  


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614