A partir de sábado, dia 21 de setembro, a Fundação Bienal de São Paulo será sede da exposição 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição. A mostra aborda a evolução da contribuição de artistas brasileiros no decorrer das edições, e analisa a influência da própria Bienal como elemento estruturante da produção nacional.
30 × bienal conta com cerca de 250 obras de autoria de 111 artistas. A curadoria é assinada por Paulo Venancio Filho, que busca explorar a presença da tradição da Bienal na arte atual. Assim, as peças não estão dispostas em ordem estritamente cronológica, permitindo a ultrapassagem do tempo e do espaço, porém sem perder de vista a evolução desde a primeira edição, em 1951. Vale ressaltar que a Bienal de São Paulo foi a segunda a surgir, depois da Bienal de Veneza. De acordo com Venancio Filho, mais de 5 mil artistas nacionais participaram do evento paulistano desde seu início.
Outra questão abordada pela exposição é a evolução histórica do modo de apresentação das obras. Para tal, a expografia tem assinatura do arquiteto Felipe Tassara, e vem de encontro ao processo expositivo desenvolvido desde 1951. Em cartaz até o dia 8 de dezembro, 30 × bienal oferece aos visitantes a oportunidade de conferir trabalhos do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal, que conta com mais de 780 metros lineares de registros relacionados à arte.
30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição
Local: Fundação Bienal de São Paulo
Endereço: Passarela Ciccillo Matarazzo - Ibirapuera, São Paulo
Data: de 21 de setembro a 8 de dezembro