Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Vasos produzidos por uma impressora mecânica

$
0
0
Vasos Daniel de Bruin (Foto: Daniel de Bruin/ Divulgação)

 


A chegada das impressoras 3D certamente mudou o processo criativo e produtivo de jovens designers, como o holandês Daniel de Bruin. Segundo ele, esse recurso permite criar produtos com maior rapidez e de maneira mais eficiente. Apesar disso, ele sente que as peças produzidas nesse sistema não de sua autoria, e sim um resultado dessa nova tecnologia. 

Vasos Daniel de Bruin (Foto: Daniel de Bruin/ Divulgação)

 

Para resolver essa questão, Daniel construiu sua própria impressora, mas que funciona mecanicamente. Assim, ele espera reencontrar o sentido de ter criado algo inteiramente seu.

A máquina trabalha com um sistema de roldanas e pesos, que exercem pressão sobre uma espécie de seringa cheia de argila. O material chega a um prato que gira na mesma velocidade. Depois da “impressão”, as peças são queimadas em um forno convencional.

Vasos Daniel de Bruin (Foto: Daniel de Bruin/ Divulga)

 

Dessa forma, o designer garante seu envolvimento físico e emocional no processo produtivo.
Para criar essa nova tecnologia, o Daniel deixou o computador de lado e utilizou apenas sua inteligência e conhecimentos manuais. "Mais e mais produtos estão sendo produzidos por meio de processos automatizados",comenta.

Vasos Daniel de Bruin (Foto: Daniel de Bruin/ Divulga)

 

"Este sistema, além de ser mais eficiente e mais barato, também garante que as peças sejam rigorosamente iguais. No entanto, as diferenças são geralmente interessantes. Tal como acontece com a humanidade e a natureza, a verdadeira beleza reside na diversidade", conclui Daniel.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614