Projeto da Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, com Marcos Cartum, a Praça das Artes é um centro voltado às artes musicais e do corpo, que integra várias instituições ligadas ao Theatro Municipal e também contribui para a revitalização da região central de São Paulo. O complexo ocupa uma área localizada entre a avenida São João, a rua Conselheiro Crispiniano e o Vale do Anhangabaú.
O grande edifício de concreto pigmentado é o cerne do projeto. Ele sedia a Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da Cidade e o Quarteto de Cordas, entre outros, além das Escolas Municipais de Música e de Dança. O projeto é bastante moderno e, desta forma, foi pensado de modo a englobar as novas tecnologias. Apresentações que se valem de recursos multimídia integram a agenda da praça.
Esta construção cria “um novo diálogo com a vizinhança e com os edifícios históricos que, reformados, permanecem como parte do conjunto”, explicam os arquitetos. Inaugurado em dezembro, o complexo entrou em ação para valer em maio, com duas apresentações do Quarteto de Cordas de São Paulo. Para este mês, estão previstas diversas performances musicais.
Há apresentações às terças-feiras, às 12h e às 18h30. Já aos sábados, às 11h, estão programadas apresentações com a Orquestra de Músicos de Rua e, às 12h, mesas de bate-papo. Antonio Nóbrega, José Geraldo Vinci de Moraes e J. Mangani foram alguns dos convidados na mesa inaugural, que ocorreu dia 25 de maio.
* Matéria publicada em Casa Vogue #334 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)