O nome deste café e mercado, Unpackaged, explica seu funcionamento. Os produtos são vendidos fora das embalagens, ou seja, na quantidade que o cliente desejar. Não há números mínimos ou conjuntos pré-determinados. A ideia, é claro, é a sustentabilidade. A propriedade que ele ocupa em Rickmond Road, em Londres, é a sua segunda encarnação. A primeira versão do café surgiu em 2007, longe dali.
Com 160 m², o novo espaço é muito maior. E mesmo em termos de estilo os dois pontos diferem intensamente: o primeiro café tinha ar vitoriano, e a nova propriedade onde ele está instalado é notadamente industrial. Foi necessário uma reforma para trazer para Hackney um pouco do charme de outrora. A decoração foi inspirada nos mercados típicos dos anos 1950 – por isso as cores fortes e as cadeiras de desenho simples.
E já que no espaço anterior um dos traços mais marcantes do estabelecimento era o piso xadrez, preto e branco, na loja atual foi feita uma referência a isso. Permaneceram as mesmas cores e a presença da geometria, porém, desta vez o padrão escolhido foi o zigue-zague. O tipo de acabamento utilizado foi o marmoleum, produto feito a partir de materiais naturais e matérias-primas renováveis.
Como o orçamento não era dos maiores, alterar a fachada estava fora dos planos. A solução então foi brincar com o desenho da tipografia. “Abraçamos a estranheza da divisão da caixilharia e em certos pontos alongamos as letras”, disse um dos donos do estabelecimento. Em termos de marca, o antigo logotipo foi reformulado. Antes apenas uma jarra, e hoje: a jarra, a taça de vinho, o copo de café, garfo e faca. Complexo, mas bem bolado.