Na busca de uma boa solução para a escassez de água que ameaça o planeta, um designer da Letônia criou uma peça que pode ser a revolução dos banheiros públicos. Stand - como é chamado o mictório criado por Kaspars Junsons -, une, em apenas uma peça, de forma simples, urinol e pia. “Estava trabalhando em cooperação com um produtor sanitário local e descobri que a água é um problema grave em muitos países da União Europeia. Assim surgiu o conceito”, explica Jursons para Casa Vogue.
Stand é uma construção simples e inteligente que, além de ter linhas elegantes, economiza 50% da água que seria utilizada em banheiros tradicionais. Além disso, gasta metade do material necessário para a construção das duas peças separadamente - isso sem contar o espaço. De quebra, ainda sugere aos homens que não esqueçam de lavar as mãos após o seu uso. O funcionamento do Stand é simples. A água usada para lavar as mãos é reutilizada depois para efeitos de limpeza. A fim de economizar ainda mais, a torneira é equipada com um sensor de infravermelho que só permite a vazão da água quando detecta a presença das mãos.
O conceito foi criado em 2008, como projeto de estudo na Academia de Arte da Letônia e é comercializado no país, em pequena escala, desde 2010. Atualmente a peça já está instalada em vários locais públicos e privados da Letônia e foi vendida para Noruega, Alemanha, Rússia e Polônia. O projeto de Junsons foi o finalista de seu país na Creative Business Cup 2013, campeonato mundial de empreendedores criativos que aconteceu no mês de novembro em Copenhague, na Dinamarca.