Desde o início do mês, pode-se dizer, São Paulo ficou um pouco mais interessante. O centro da cidade ganhou um novo espaço dedicado ao desenvolvimento das artes, da música e das pessoas. Tomada e restaurada, a antiga estação Riachuelo, na Praça da Bandeira, em São Paulo, se transformou no Red Bull Station, que promete abrigar, além de exposições, residências de artistas plásticos e estúdio de música, os mais badalados happenings da cidade.
Para comportar o centro cultural, o prédio erguido nos anos 1920 recebeu adaptações e interferências como a marquise da cobertura. O projeto foi elaborado pelos badalados arquitetos do Triptyque. O edifício, tombado desde 2002 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), agora soma cinco andares.
O espaço, que tem acesso gratuito, abriu suas portas com programação de palestras e oficinas direcionadas à residência artística – esses eventos são também abertos ao público. Letícia Ramos, Thais Rivitti e Natacha Renna são alguns dos palestrantes que já passaram por ali. No dia 4 de dezembro Rafael Campo Rocha e Laerte Coutinho falarão sobre artes visuais, quadrinhos e política.
Ao final do período de residência, haverá uma grande exposição, revelando os resultados obtidos pelos seis artistas que atualmente colocam a mente para funcionar em solo do Red Bull Station. São eles: Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Raquel Uendi, Rodolpho Parigi e Thiago Honório. A mostra, que terá curadoria de Paula Borghi, abrirá as portas dia 7 de dezembro de 2013.
Red Bull Station
Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro, São Paulo