Cliente da arquiteta Beth Nejm há muitos anos, o casal de empresários do interior de Minas Gerais mais uma vez contratou a profissional, agora para personalizar o imóvel adquirido em Belo Horizonte. Este é o sexto projeto realizado por Beth para a família, que tem apartamentos em diferentes cidades brasileiras.
O imóvel fica no charmoso bairro Belvedere, tem 470 m2 e cerca de 150 m2 só de área social. Para essa parte, em especial, os proprietários pediram à arquiteta que os espaços fossem integrados, amplos e livres, ou seja, com poucos e bons móveis, obras de arte e objetos decorativos. Tudo para que os donos e seus muitos convidados pudessem ficar à vontade nos diversos ambientes. A livre circulação e o máximo conforto foram, portanto, prioridades no projeto.
A parede da porta de entrada dá a pista do que vem a seguir: o painel ondulado de nogueira que reveste a superfície se repete em outros ambientes, definindo uma linguagem orgânica que busca justamente quebrar as linhas retas do imóvel. E mais: “É um detalhe que enriquece o projeto, pela marcenaria elaborada, e também integra os espaços sociais”, diz Beth.
Outra característica que conecta visualmente todas as salas de estar é o limestone, usado no piso, com acabamento polido, e em várias paredes, com tratamento levigado, alternando-se com a pintura no tom acinzentado e o revestimento de couro pergaminho. O mesmo propósito tem a iluminação embutida em rasgos no gesso, que cruza o teto dessa área, repetindo-se ainda em algumas paredes, como as da sala de jantar, percorrendo todo o pé-direito. Ainda no ambiente social, destacam-se obras de arte como a escultura de bronze do modernista Bruno Giorgi, ao lado da lareira, que é avistada desde a entrada do apartamento. No mesmo espaço, há uma tela de Amilcar de Castro. Já na sala íntima, chama a atenção o relevo de Franz Weissmann. No mobiliário, por sua vez, clássicos como o sofá Chesterfield e poltronas francesas de época criam um mix equilibrado com as poltronas Fat, de Patricia Urquiola para a B&B Italia, no ambiente de conversas, e as Louisiana, de Vico Magistretti para a De Padova, no home theater.
A seguir, a arquiteta aponta suas lojas preferidas em Belo Horizonte.
Portfólio Beth Nejm
↧
Giro Casa Vogue por Beth Nejm
↧