Casas localizadas às margens de rios carregam um ar bucólico, um charme natural por seu contato direto com a natureza. Mas e um complexo de prédios que inclui um hotel, uma marina, o Palácio da Justiça, escritórios e comércios - tem seu encanto? Os arquitetos do Bakers Achitecten acreditam que sim, por isso apostaram na criação do Hotel Room Mate Aitana, na península do rio IJ, em Amsterdam, como um local de alta qualidade onde as pessoas podem chegar de barco, estacioná-lo, passar a noite em acomodações de luxo e usufruir de todos os serviços que o complexo oferece.
Com intuito de mover a economia local, Bjarne Mastenbroek e Dick van Gameren criaram uma espécie de ilha artificial sobre o rio IJ, com aproximadamente 89 mil m2. Graças à imensa estrutura, com várias lojas e escritórios, um estacionamento para 350 carros e 60 vagas para barcos, o complexo atraiu os olhares dos arquitetos do escritório Bakers Achitecten e de Ben Loerakker, que estabeleceram ali o hotel Aitana. Eles aproveitaram a fachada repleta de vidros para desenvolver 300 acomodações sofisticadas de onde é possível ver a bela paisagem da península, em quartos espaçosos e repletos de luz natural.
A identidade única do hotel está na fuga da decoração típica da Holanda, com elementos modernos e cores fortes por todos os 13 andares que ocupa, idealizados pelo designer de interiores Tomás Alia. O Room Mate Aitana também dispõe de sete salas de reuniões, alguns bares, um restaurante, um ginásio para prática de esportes, além de um segundo restaurante e bar ao livre, que estão sendo finalizados. “Com a conclusão do hotel IJDock ficou ainda melhor, estamos orgulhosos de entregar esse projeto inovador à cidade”, revela o diretor de desenvolvimento Charles Scholten.
A ideia da criação da ilha IJDock surgiu em meados dos anos 1990 com a necessidade de desenvolvimento da região portuária. Além disso, a localização foi escolhida por ficar próxima à Estação Central, possibilitando acesso fácil para as pessoas que conseguiram empregos com a construção do complexo. Ela foi finalizada em 2013, com a conclusão do Hotel Aitana, e beneficiou a região tanto economicamente quanto visualmente.