Fruto de uma exposição do fotógrafo, o livro Out of Nowhere de Miguel Rio Branco acaba de chegar às livrarias de todo o país. A obra é um reflexo da mostra, montada pela primeira vez em 1994, em Cuba, na quinta edição da Bienal de La Habana. Posteriormente, a individual foi exibida na Espanha, Alemanha e, mais tarde, em Porto Alegre, no espaço Santander Cultural.
Tudo começou quando Miguel conheceu Santa Rosa, um professor de boxe que dá aulas no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em uma academia que leva seu nome. A amizade entre os dois rendeu fotos incríveis de lutadores de boxe, retratados através de espelhos e do jogo de luz e sombra, todos captados pelas lentes do artista. Durante os anos de convivência, Santa Rosa deu de presente para o amigo recortes de jornal do Police Gazette, título nova-iorquino dos anos 1920, gesto que também influenciou seu trabalho.
A exposição contou com parte dos recortes, stills de filmes antigos e detalhes de suas criações anteriores. No livro, imagens da mostra em Cuba dividem espaço com personagens do bairro carioca da Lapa: prostitutas, policiais e meninos de rua figuram lado a lado nos cliques do autor. A terceira e última parte da obra é composta por fotografias feitas por ele em Havana, ainda quando montava pela primeira vez a exposição Out of Nowhere.
Além de fotógrafo, Miguel é pintor e cria instalações multimídia. Também dirige curtas e longas metragens, principalmente após a longa temporada que passou em Nova York, durante os anos 1970, onde trabalhou como diretor de filmes experimentais. Atualmente, mora e trabalha no Rio de Janeiro e continua a registrar o cotidiano pouco conhecido das cidades.
Out of Nowhere
Miguel Rio Branco
Luste Editores
160 páginas
Preço: R$ 85