Uma ponte conhecida por atrair suicidas que, por conta de uma ação publicitária, tem chance de mudar sua péssima fama? Isso mesmo, a Mapo, uma das pontes do Han River, em Seul, era até então a responsável por 17,2% dos casos de suicídios ocorridos na Coréia do Sul, região que registra 15 mil mortes deste tipo a cada ano.
Ao invés de fechar com grades ou mesmo interditar de vez o lugar, a solução proposta pela agência Cheil Worldwide foi inserir sensores no gradeamento para que luzes se acendam conforme as pessoas passam por ele. Imagens positivas, como casais, crianças e velhinhos felizes e mensagens que interagem com o transeunte também são os destaques da campanha Bridge of Life - ou Ponte da Vida, em português.
As frases, criadas por psicólogos, incentivam os possíveis suicidas a procurar ajuda: Vá ver as pessoas que você tem saudades e Como você gostaria de ser lembrado? são algumas das que estão expostas no local. Quem segue até o final da ponte dá de cara com uma estátua intitulada Just Once Again, que mostra um amigo reconfortando o outro.
E a ação, imagine só, tem dado resultados positivos. Nos três meses seguintes à sua instalação ela conseguiu reduzir em 85% os casos de pessoas que tiram a própria vida.