Concentrar em um só espaço uma sala de degustação, experimentação e uma loja de chás de alta qualidade não é uma tarefa fácil. E é isso que se propõe o O5 Tea Bar, restaurante dos empresários Pedro Villalón e Brian Noble, inaugurado em Vancouver, no Canadá. Os raros chás servidos no local têm origem em fazendas de pequenos agricultores rurais da China, da Coréia do Sul e do Himalaia e remontam à antiga tradição oriental de apreciação da infusão.
O “O” do nome vem da palavra origem, que já entrega de imediato a preocupação da dupla em saber a fonte dos produtos que comercializam. Até a terra em que as espécies são plantadas importa para eles. O “5” é uma referência aos cinco elementos da natureza: terra, água, vento, fogo e o poder espiritual, que, segundo Pedro, unidos e em harmonia, são ideais para garantir a boa procedência dos chás.
Mas não imagine, ao chegar lá, sentar-se em uma mesa sozinho, para apreciar sua bebida. Um grande balcão instalado no meio do bar divide funcionários e clientes. Os bancos sem encosto servem para incentivar a postura correta nos consumidores, e a melhor interação entre eles. O décor com paredes e teto de madeira, as originais luminárias de formas arredondadas e os barris de carvalho dão um toque acolhedor, que completam a sensação intimista, proporcionada por uma boa e fumegante xícara do sabor de preferência.
Todos os chás servidos no local possuem uma identificação, que conta sua origem, data de colheita e até mesmo o nome dos agricultores responsáveis por ele. Chaleiras de ferro e o alto nível de purificação da água no preparo finalizam as especificações para o que um amante das infusões consideraria perfeito. O menu de tapas, com porções para beliscar, acompanha em perfeita sintonia as curiosas bebidas criadas por Pedro e Brian.