Ninguém questiona a relevância de Oscar Niemeyer no universo da arquitetura – ainda mais, quando trata-se, especificamente, de arquitetura nacional. Neste mês, em dezembro, Niemeyer completa um ano de ausência – o arquiteto faleceu aos 104 anos. Tanto tempo passou e seu nome não sai das rodas brasileiras. Mas por mais que se fale de Niemeyer e de seu legado, nunca ter-se-á falado o suficiente. As conversas sobre ele são sempre uma boa pedida, ainda mais quando os interlocutores são também arquitetos.
Hoje, dia 12, e amanhã, dia 13, o Itaú Cultural promove um evento cujo objetivo é o profundo mergulho no trabalho de Niemeyer. Lauro Cavalcanti, diretor do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, é quem organiza os seminários, dos quais participarão Paulo Mendes da Rocha, Marcio Kogan, Ruy Ohtake, Glauco Campello, Angelo Bucci, Ciro Pirondi e Álvaro Puntoni. O convidado internacional é Farès el-Dahdah, professor de arquitetura e diretor do Humanities Research Center e da Rice School of Architecture de Houston, no Texas.
Hoje, a partir das 18h30, na Sala Itaú Cultural, se discutirão temas como: a nova linguagem arquitetônica nascida das curvas de Pampulha; as transformações que a obra de Niemeyer introduziu às malhas urbanas; e a internacionalização de suas estruturas, que influenciam o trabalho dos arquitetos no exterior também. No seminário, os convidados debatem, celebram e aprofundam o conhecimento sobre vida e obra de um dos nossos maiores mestres. E o melhor de tudo, é que qualquer um pode ouvir essa rica conversa.
Programação:
Quinta-feira, dia 12
Criação de Linguagem, às 18h30, com Paulo Mendes da Rocha e Marcio Kogan
Apresentação da Fundação Oscar Niemeyer, às 20h30, com Carlos Ricardo Niemeyer
Arquitetura e Cidade, (em seguida,) com Ruy Ohtake e Glauco Campello
Sexta-feira, dia 13
Contexto, às 18h30, com Angelo Bucci e Álvaro Puntoni
Legado internacional e ensino, às 20h30, com Farès el-Dahdah e Ciro Pirondi
A distribuição dos ingressos acontecerá no local, meia hora antes do início do seminário.
Oscar Niemeyer, um seminário
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista – São Paulo
Data: 12 e 13 de dezembro
Horário: a partir das 18h30 (em ambos os dias)
Entrada franca