Eles podem ser sofisticados ou rústicos, aconchegantes ou opulentos, maxi coloridos ou minimalistas. Podem estar preparados para o clima frio ou abrigar enormes piscinas para aguentar o calor. Não importa onde, quando ou como, hotéis são sempre lugares para proporcionar às pessoas um momento de relaxamento - seja ele nas férias ou depois de uma semana de trabalho. Durante 2013, Casa Vogue publicou os melhores e mais interessantes hotéis ao redor do mundo, e agora mostra aqueles que foram mais marcantes.
1. Décor luxuoso e descontraído
Desde os quartos e o lounge, passando pelos restaurantes, a decoração e a música, o hotel Only You, do grupo Ayre Hoteles, foi concebido com o minucioso cuidado de criar uma atmosfera de exclusividade que fizesse jus ao nome. Um dos elementos mais importantes do hotel-boutique em Madri é o seu lounge. O espaço mescla arte, música e gastronomia, com o diferencial de ser dinâmico e adaptável de acordo com a hora do dia. Mas a cereja do bolo é, sem dúvida, a ambientação sem a qual a atmosfera única do Only You não poderia existir.
_________________________________________________________________________
2. Uma síntese cool de Amsterdã
Peixes, sinos e um antigo prédio onde funcionava a biblioteca pública de Amsterdã. Elementos tão distintos unidos pelas mãos do designer holandês Marcel Wanders compõem os interiores do Hotel Andaz. O híbrido de estilos faz do sofisticado empreendimento um local descontraído que pretende demonstrar um lado cool da complexa capital holandesa. Seus 122 quartos receberam papéis de parede personalizados, inspirados em livros históricos, com o intuito de mostrar a mistura cultural local.
_________________________________________________________________________
Com unidades em países de língua alemã, a rede de hotéis 25 hours inaugurou em Zurique, na Suíça, seu sexto empreendimento, que leva ao pé da letra o conceito de design hotel. Localizado na região oeste da cidade, a hospedaria de 126 dormitórios é um verdadeiro mergulho em cores. A equipe de Alfredo Häberli, em colaboração com os arquitetos do Aeeberli Veja Zanghi e Stefanie Häberli-Bachmann, foram os responsáveis pelo projeto que partiu de uma alegre premissa: representar o sorriso da cidade.
_________________________________________________________________________
4. Cenários paradisíacos e conforto eco chic
Para encontrar lugares destinados ao lazer, com belas acomodações e cenários paradisíacos, não é necessário ir muito longe e procurar fora do Brasil. Por aqui mesmo, na Barra de São Miguel, em Maceió, foi criado o Kenoa, um misto de spa e resort, que segue o padrão eco chic, muito utilizado atualmente na arquitetura e no design. O projeto, que visa trazer o que há de melhor em um ambiente de atmosfera natural, foi realizado pelo arquiteto Osvaldo Tenório. Ele conseguiu criar um espaço autêntico, com exterior que lembra o de cabanas, porém com interiores totalmente diversos.
_________________________________________________________________________
5. Para os amantes da culinária
O Macalister Mansion possui apenas oito quartos, que variam de 40 m² a 60 m². Mas há ali dentro cinco restaurantes e bares. Apesar das poucas vagas para hóspedes, não lhes faltam opções de diversão. Sob o teto do Macalister convivem diferentes empresas – o hotel e os restaurantes têm gerências independentes. Tal variedade fez do complexo o único hotel malasiano a integrar a listagem do grupo Design Hotels. O projeto de reforma, contemporâneo, foi aplicado à mansão colonial centenária de modo a criar um equilíbrio entre a nostalgia e a crença no futuro.
_________________________________________________________________________
Localizado na cidade turca de Bodrum, a construção do Hotel Ada é rica em elementos medievais, mas sem abrir mão do conforto moderno. Um exemplo? A praia particular, a apenas 800 metros de distância. Alguns elementos de toada mais moderna permeiam a construção, como grandes janelas e o piso de ladrilhos. Um delicado e conveniente equilíbrio entre o charme do passado e o conforto da modernidade.
_________________________________________________________________________
Há mais de um elemento especial na composição do hotel Le Notre Dame, em Paris. O primeiro, como indica o nome, é a localização – a construção que o abriga, além de contar com mais de 400 anos de história, fica entre a famosa catedral de Notre Dame e o estúdio onde o pintor Albert Marquet imortalizou os tons de Paris sobre suas telas. Outra característica singular é a decoração opulenta e espiritual da era medieval, assinada pelo ícone da moda Christian Lacroix.
_________________________________________________________________________
8. Decoração histórica e conforto
Quando a própria dona de um hotel decide que ele vai se chamar Um Lar, é melhor sentir-se em casa. Pois o termo sueco Ett Hem, que dá nome a essa charmosa hospedagem de Estocolmo, traduz-se para o português exatamente assim. O bairro de Sköldungagatan acolhe o simpático edifício de telhados inclinados e tijolos aparentes, cujo grande trunfo está no interior: a decoração da britânica Ilse Crawford. Ela decorou o local com verdadeiras obras de arte em forma de pinturas, objetos, móveis, peças de design, belos lustres antigos e tecidos de Karin Larsson, esposa do famoso pintor sueco Carl Larsson. A atual proprietária do hotel, Jeanette Mixquis, fez questão de mantê-las, reforçando o encanto do lugar.
_________________________________________________________________________
9. Exuberância e luxo em afrescos
Parte do exclusivíssimo grupo Amanresorts e primeiro empreendimento da rede na Europa, o Aman Canal Grande Venice tem 24 suítes, que ocupam um histórico palazzo em San Polo, o menor dos seis distritos de Veneza. Diante do Grande Canal, o Palazzo Papadopoli foi erguido no século 16 pelo arquiteto Gian Giacomo de Grigi para a família Coccina, de Bérgamo. Seu nome, porém, se deve aos irmãos Nicolò e Angelo Papadopoli Aldobrandini, que, no início do século 19, adquiriram a propriedade e encomendaram a decoração do piano nobile – a área do living principal – a Michelangelo Guggenheim, grande expoente dos estilos neorrenascentista e rococó.
_________________________________________________________________________
Cerca de uma hora e meia a oeste de Lisboa fica a estância de balneários Santa Cruz, que atrai visitantes por suas paisagens encantadoras. Desde o pontapé inicial para realização do hotel Areias do Seixo, sua intenção era proporcionar o máximo de comunhão com a natureza da região. Para que isso fosse possível, os proprietários optaram por um espaço acolhedor e intimista, com apenas 14 suítes. Cada uma delas, com décor completamente diferente, foi inspirada em um local do mundo como a Índia, Marrocos e as savanas africanas. Para grupos de até seis pessoas foram feitas vilas com vista para o mar, com sala de estar, cozinha, terraço e área de lazer privativa.