Em 1933, a Maserati foi a vencedora inquestionável do Grande Prêmio da Bélgica com seu modelo recém-lançado, o 8CM. A máquina, que prometia conquistar todos os títulos, havia fracassado meses antes, no Grande Prêmio da Tunísia. Para a surpresa de todos, o Maserati 8CM tornou-se imbatível em seu retorno, dirigido por Tazio Nuvolari. Ele era “o maior piloto do passado, do presente e do futuro” de acordo com Ferdinand Porsche.
Esta e outras histórias estão sendo resgatadas pela Maserati em comemoração aos 100 anos de sua existência. Para isso, os carros mais icônicos criados pela marca italiana de luxo ganharão imagens exclusivas, wallpapers e, em outubro de 2014, quando será finalizada a celebração, um e-book comemorativo.
A estreia da campanha aconteceu com o modelo 8CM, protagonista da história acima. Além das imagens de tirar o fôlego, a marca liberou informações técnicas e dados históricos do modelo, expondo, inclusive, os planos que não deram certo e as decisões erradas da marca. Na época da criação do 8CM, por exemplo, as diretrizes da Maserati eram de construir carros o mais potentes possíveis, não importa o que acontecesse. Porém, por ter sido criado a partir dos chassis do modelo anterior, os chassis muito flexíveis da primeira versão do 8CM comprometiam o desempenho dos oito cilindros do novo carro. Somente com a contribuição de Nuvolari é que o 8CM chegou ao seu modelo definitivo. Em parceria com seu mecânico particular e responsável da Maserati, foram feitas as alterações necessárias para que o carro chegasse ao ponto mais alto do pódio.
No site da marca já é possível descobrir quais serão os próximos modelos a serem celebrados, mês a mês.