O über chef peruano Gastón Acurio tem 30 restaurantes em 12 países, mas, desses, só dois ele vigia muito de perto, como um pai zeloso: o Astrid & Gastón (alta cozinha peruana moderna) e o La Mar (peixes e frutos do mar), em Lima. A partir de janeiro, ele cuidará de uma terceira joia de sua coroa: a luxuosa filial do La Mar em Miami. Instalado no hotel Mandarin Oriental, o restaurante será o terceiro em solo americano, e o de maior importância simbólica, por marcar a chegada de Acurio à capital latina da América do Norte. De Lima, falou à Casa Vogue.
Além do tamanho, que outras diferenças há entre o QG e essa nova filial?
Em Miami fizemos dois bares, um só de ceviches e outro de coquetelaria, focado em pisco (o destilado nacional). Os menus serão iguais, mas no novo La Mar teremos uma grande churrasqueira que não existe em Lima.
Em Nova York, você abriu um La Mar que fechou no ano passado sem completar dois anos sequer. Acha que em Miami será diferente?
Para dar certo em Miami, temos que reproduzir o ambiente festivo do La Mar de Lima, e o grande deque sobre o mar ajudará a fazer essa magia acontecer. Outro aspecto que vai facilitar é que em Miami, diferentemente de Nova York, a gastronomia peruana aparece em todos os níveis, desde cevicherias populares até restaurantes de cozinha de autor.
Será que agora, finalmente, a maré mudou e a cozinha latina está em voga?
A latinidade sempre existiu, inclusive os empresários brasileiros, com suas churrascarias, foram os pioneiros. O que está acontecendo agora é uma revalorização. Já não há aquela necessidade de esconder nossa origem para parecer mais europeu. Agora, na verdade, são os europeus que querem ser mais latinos. E esse orgulho da própria raça está se refletindo na nossa comida.
La Mar
Mandarin Oriental Miami – 500
Brickell Key Drive, Miami, Flórida, Estados Unidos
www.mandarinoriental.com/miami