Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

As mulheres do Pompidou vão ao Rio

$
0
0
Heartbeat, 2003, de Nan Goldin (Foto: Philippe Migeat)

Humor, desprezo, sensualidade e ambiguidade são palavras que podem descrever o teor da exposição ELLES – Mulheres Artistas na coleção do Centre Georges Pompidou, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. A mostra, organizada pelo museu Georges Pompidou, em Paris, reúne 115 obras de mais de 50 artistas femininas de todo o mundo. Entre elas, Nan Goldin, Louise Bourgeois, Lygia Pape, Sophie Calle e Sonia Delaunay. Os formatos das obras incluem pinturas, instalações, fotografias e vídeos, e suas datas de produção abrangem quase um século, indo de 1909 a 2007.

ELLES teve início em Paris, em 2009. Desde então, passou por cidades como Londres e Seattle, antes de estrear no Brasil. Com curadoria de Emma Lavigne e Cécile Debray, a iniciativa dá visibilidade ao trabalho de mulheres pioneiras e responsáveis por revoluções dos conceitos artísticos de seus tempos. Entre as artistas que figuram na exposição, representando diversos movimentos da Arte Moderna, aparecem os seguintes nomes brasileiros: Letícia Parente, Anna Maria Maiolino, Sônia Andrade, Rosângela Rennó, Rivane Neuenschwander e Anna Bella Geiger.

Apresentando uma ampla e rica visão do espaço ocupado pelas mulheres na cultura universal, a mostra divide-se em cinco seções: Tornar-se uma artista, Abstração colorida/abstração excêntrica, Feminismo e a crítica do poder, O corpo e Narrativas. A mostra partirá para Belo Horizonte após a temporada no Rio de Janeiro, lá ficando entre os dias 19 de agosto e 20 de outubro de 2013.

ELLES – Mulheres Artistas na coleção do Centre Georges Pompidou
Local: CCBB Rio
Endereço: av. Primeiro de Março, 66, Rio de Janeiro
Data: até 14 de julho

Rythme couleur, 1966, de Sonia Delaunay (Foto: Jacqueline Hyde)

 

Les grandes constructions, 1956, de Maria-Elena Vieira da Silva (Foto: Philippe Migeat)

 

Sem título, 2003, de Valérie Belin (Foto: Georges Meguerditchian)

 

Sois sage (ou) Jeanne d’Arc, 1917, Maria Blanchard  (Foto: Jacqueline Hyde)

 

  •  
Brasil nativo, Brasil alienígena, 1977, de Anna Bella Geiger (Foto: Adam Rzepka)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>