Com projeto moderno assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o Louvre Abu Dhabi acaba de ser inaugurado. Foram dez anos desde o lançamento da controvérsia parceria entre a França e o governo dos Emirados Árabes, mas, agora, de portas abertas para o público, o edifício surpreende, tanto pela aparência, quanto pela proposta.
LEIA MAIS: Museu de Kengo Kuma na Escócia inspira-se em penhascos

Auto intitulando-se um museu universal, o novo Louvre não organiza sua exposição a partir de estilos ou civilizações, mas sim por temas que mostrem as semelhanças que existem entre os diversos povos espalhados pelo mundo.

Assim, em uma sala aonde estão retratos de reis e príncipes do século XV está também o retrato de um presidente americano. E no lugar de uma sala dedicada à Grécia e outra ao Egito, por exemplo, o Louvre Abu Dhabi opta por colocar, na mesma galeria, lado a lado, esculturas que foram criadas na mesa época, mas em continentes diferentes. Tudo para estimular seus visitantes a uma interessante reflexão sobre nossas diferenças e similaridades.


No total são 64 mil m² que abrigam 55 edifícios completamente brancos pelos quais é possível passar admirando as obras de arte e também a vista para o mar até chegar na sala mais esperada pelos os visitantes, uma área externa coberta por uma cúpula de 180 metros que filtra os raios de sol através de 7.850 estrelas de metal criando o que o arquiteto chamou de “chuva de luz”.
![[©(c)Roland Halbe; Veroeffentlichung nur gegen Honorar, Urhebervermerk und Beleg / Copyrightpermission required for reproduction, Photocredit: Roland Halbe] (Foto: Roland Halbe)
[©(c)Roland Halbe; Veroeffentlichung nur gegen Honorar, Urhebervermerk und Beleg / Copyrightpermission required for reproduction, Photocredit: Roland Halbe] (Foto: Roland Halbe)](http://s2.glbimg.com/7aP0fwnEqbtFL6Vol5tV7GIArRE=/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/11/24/from_the_sea_louvre_abu_dhabi_-_photography_roland_halbe.jpg)
As semelhanças entre a filial de Abu Dhabi e a parisiense não estão apenas no tamanho e na gama enorme de obras de artes. Entre artefatos que datam de Antes de Cristo e obras de artistas contemporâneos como Ai Wei Wei, o Louvre Abu Dhabi tem até a sua própria Mona Lisa. A “La belle ferronière”, de Leonardo da Vinci, veio emprestada de Paris e já é um dos pontos de fotografia mais disputado do museu.

Parte de um verdadeiro distrito cultural que está sendo construído na capital dos Emirados, o Louvre Abu Dhabi ainda dividirá espaço com um Guggenheim, assinado pelo arquiteto americano Frank Gehry, e com o Zayed National Museum, que será assinado por Foster + Partners.
Quer acessar mais conteúdos da Revista Casa Vogue? Baixe já o nosso aplicativo, disponível também no Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.