
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) acaba de incluir Brasília na sua rede de "cidades criativas". A lista conta hoje com 180 cidades de todo o mundo, das quais 64 foram recentemente anunciadas, como é o caso da capital Federal que recebeu o título no mesmo ano em que completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade.
LEIA MAIS: Fotos de Brasília levam prêmio
As chamadas "cidades criativas" são reconhecidas por suas contribuições para o desenvolvimento da arte e do design e, segundo a organização, embora se diferenciem geograficamente, demograficamente e/ou economicamente, devem se comprometer a desenvolver e trocar práticas inovadoras que ajudem a promover suas indústrias criativas, além de fortalecer a participação da população na vida cultural e integrar arte e cultura a políticas de desenvolvimento sustentável.

Além do design, gastronomia, artesanato, música, filmes, literatura e arte midíaticas são categorias que podem levar uma cidade a ser reconhecida como polo criativo pela Unesco. Foi o caso de Paraty, que entrou na lista por sua gastronomia e João Pessoa, que se destacou pelo artesanto. No total, o Brasil conta com 8 cidades na lista, que incluí ainda Belém, Salavador, Santos, Florianópolis e Curitiba.

Sobre essa nova leva de seleção, a Unesco ainda destaca seu esforço na busca por um maior equilíbrio geográfico, o que os levou a eleger 19 cidades de países que não haviam sido contemplanos, além de incluir 9 cidades do continente africano, como a cidade do Cabo, por exemplo, que se tornou a primeira cidade africana a se destacar na lista da Unesco pelo Design.
Quer acessar mais conteúdos da Revista Casa Vogue? Baixe já o nosso aplicativo, disponível também no Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.