Em tempos de crise, a arquitetura deve pensar em fórmulas que aperfeiçoem a utilização de espaços, resultados e recursos. Essa é a diretriz do estúdio espanhol Nook Architects, que já reformou completamente dois apartamentos de um mesmo prédio do quarteirão gótico de Barcelona. O terceiro deles foi o ROC³, uma pequena morada que foi modernizada e ganhou espaço mantendo o charme do projeto anterior.
A primeira coisa que salta aos olhos são os revestimentos do piso e das paredes que foram mantidos – no caso das paredes, as que permaneceram de pé. Algumas delas foram deixadas descascadas e sem uma nova pintura, a fim de relembrar as origens do lugar. Já o piso de ladrilhos hidráulicos em diferentes estampas, além de ser um belo recurso estético, cumpre um papel. Para aumentar a amplitude do lugar, muitas paredes foram derrubadas, o piso lembra o antigo layout e ajuda a definir onde começam e onde terminam os cômodos.
Os ambientes de ROC³ foram combinados para ganhar espaço. Nook criou uma sala de estar conjugada à cozinha no lado do apartamento que fica para a rua e um dormitório junto ao banheiro do outro. O lavatório, em vez de se fechar no banheiro, foi incorporado ao quarto, tendo apenas uma meia parede como separação. Assim, a sensação de amplitude é aumentada e se aproveita melhor a iluminação natural. Para completar a separação virtual entre os ambientes, foram usadas caixas de metal com telas de galinheiro, que permitem a visão entre os cômodos e servem como prateleiras para guardar objetos pessoais em ambos. O chuveiro e o banheiro têm entradas independentes, mas podem ser fechados usando uma única porta de policarbonato translúcido, que corre sobre um trilho de metal.
ROC³ é um projeto moderno, inteligente e consciente. Isso fica bem claro desde a escolha dos materiais, vindos de uma paleta mais industrial, que envelhecerá de uma forma bela. Dessa forma, economizam dinheiro, criam uma estrutura mais duradoura e, de quebra, inventam um ambiente criativo. Sem nunca, é claro, abrir mão do visual.