Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Apartamento catalão tem 45 m² de varanda

$
0
0
  (Foto: Eugeni Bach)

Os arquitetos Anna e Eugeni Bach, do escritório catalão Bach Arquitectes, realizaram a reforma de dois apartamentos em Barcelona, unificando-os. As duas moradas eram os últimos andares de um pequeno edifício antigo no bairro chamado Eixample, que é vizinho à área histórica da cidade. Enquanto o piso inferior tinha 65 m², o superior, somava apenas 40 m² – tendo recuos em relação a duas fachadas do prédio. A construção da cobertura é uma adição mais recente, erguida nos anos 1960.

A nova residência foi dividida da seguinte maneira: no primeiro andar concentraram-se os espaços comunais e o quarto das crianças; no andar superior, ficou a suíte do casal e um pequeno espaço de trabalho. Os dois pavimentos diferenciam-se não apenas pelo uso, mas pelos acabamentos. No primeiro andar, buscou-se preservar os elementos originais da construção, como o piso de ladrilhos hidráulicos e as esquadrias de madeira. No outro andar, a renovação foi intensa, pois os materiais ali presentes não eram de qualidade.

"Em Barcelona é comum encontrar esse tipo de ladrilhos em moradas construídas entre o final do século 19 e o início do século 20", aponta Eugeni. Ainda bem, pois os arquitetos tiveram que garimpar essas peças, já que no apartamento não havia ladrilhos o suficiente para recobrir o piso todo do primeiro andar. Alguns cômodos haviam sido reformados no passado, tendo seus ladrilhos originais substituídos por elementos mais modernos. Por sorte, havia outro apartamento antigo sendo reformado no mesmo quarteirão da obra.

  (Foto: Eugeni Bach)

Os arquitetos resgataram desta outra reforma os ladrilhos antigos que seriam descartados. Os desenhos destes elementos eram, no entanto, diferentes. A solução foi criar listras no piso, mesclando os sete tipos diferentes de ladrilhos hidráulicos dos quais dispunham os arquitetos. O resultado ficou bastante charmoso, ainda que cheio de informação visual. Para evitar uma decoração caótica, optou-se então por paredes brancas, móveis claros com desenho minimalista e leve, e uma faixa de armário de pinho na cozinha.

A escada construída atrás da cozinha também é de pinho – além disso, madeira foi empregada em todo o piso do andar superior. A escada é do tipo enclausurada. Armários a separam da cozinha. No piso superior, a mesa do escritório foi posicionada na tangente do vão da escada. 

Do lado de fora, na cobertura, valorizou-se o pequeno deck em "L". Instalou-se sobre ele uma cobertura semi-translúcida. Além disso, foi criada uma estrutura metálica conversível que liga tal deck ao topo do último pavimento do edifício, criando ali mais uma área de lazer, acessível por rampa. Ao todo, são 45 m² de área externa. Nada mal!

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 

  (Foto: Eugeni Bach)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>