A partir do dia 14 de janeiro, a Caixa Cultural São Paulo trará para o Brasil um pouquinho da Bélgica. Trata-se da Mostra de Cinema Belga Contemporâneo, dedicada às obras dos novos talentos do país produzidas a partir dos anos 2000.
A diversidade cultural foi o ponto de partida para a escolha dos títulos. Há produções faladas em francês e em flamengo, criadas por homens, por mulheres e obras em parceria com países vizinhos, como a França, a Suíça e a Holanda. A lista conta com nomes de peso internacional como Dominique Abel, Fiona Gordon, Bouli Lanners, Koen Mortier, Lucas Belvaux, Olivier Smolders, Joachim Lafosse e Ursula Meier, entre outros. Dentre os títulos, estão os aclamados Oxigênio, que recebeu o prêmio revelação no European Film Awards; Propriedade Privada, que recebeu menção honrosa no festival de Veneza e os selecionados para o Festival de Roterdã: ExDrummer e Aaltra.
Além da exibição das obras – que é gratuita – a mostra oferece dois mini-cursos sobre o cinema belga, ministrados pelo crítico e mestre em teoria de cinema Bruno Carmelo. Haverá também dois debates com o público, com a presença dos críticos e historiadores da arte Filipe Furtado e Martinho Jr., e dos críticos de cinema Heitor Augusto e Francis Vogner dos Reis.
Mostra de Cinema Belga Contemporâneo
Data: de 14 a 26 de janeiro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horários: consultar a programação no site
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça de Sé, 111 – Centro – São Paulo
Entrada Franca
Classificação etária: 18 anos