O campus da Faculdade de Artes e Design da Universidade de Tóquio ganhou uma intervenção assinada por gente importante. O arquiteto Ryue Nishizawa se uniu ao escritório de design Nendo para a realização desta obra chamada Roof and Mushrooms. Trata-se de uma grande cobertura que desbrava uma colina coberta por uma vegetação exuberante.
A instalação deverá funcionar como uma trilha contemplativa. Uma grande escadaria de pedra leva os visitantes pela sombra até o alto da colina. A cobertura de madeira tem uma curvatura que segue o desenho do solo. Deste modo, o grupo visa manter-se respeitoso, afirmando que neste local a natureza é soberana, não a sua obra.
Pelo caminho há vários bancos de formato inusitado. Seu desenho foi inspirado por cogumelos. O local de sua instalação também. Os bancos estão colocados aos montes próximos às paredes, em recôncavos e perto dos pilares. "É em locais deste tipo que normalmente nascem os cogumelos", explicam os autores do projeto.
"Quisemos desenvolver elementos arquitetônicos que tivessem a ver com o cenário natural, que parecessem brotar do solo – diferente de móveis, que são simplesmente colocados em um cômodo", diz Nishizawa. O fato de os bancos terem sido feitos artesanalmente ajuda a transmitir tal percepção, de que se trata de algo natural.