Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

O edifício mais urbano de São Paulo

$
0
0
  (Foto: Rafaela Netto)

Os projetos do escritório paulistano FGMF Arquitetos são marcados pelo uso inusitado de materiais, mas desta vez eles se superaram. Desde a fachada, a sede do escritório de design gráfico Casa Rex, no Pacaembu, em São Paulo, surpreende. Ali, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz ergueram um paredão feito com gabião – malha de fios de aço utilizada para contenção de terra nas estradas e nas margens de rios – preenchido com pedras arenito vermelho e brita cinza.

Do lado de dentro, também, elementos de obras de infraestrutura urbana foram aplicados. A recepção apresenta-se rude e intrigante. Por ali, a mesa amarelo gema chama atenção não só por sua cor, mas por ser o único móvel do lugar. Neste ambiente elementos estruturais da construção foram deixados a mostra – o tijolo, o concreto e o aço. Ainda assim, o que chama mais atenção é o piso, onde foi customizado um caminho, branco. Os demais espaços foram preenchidos com brita cinza.

Em seguida, encontra-se a área de exposição, onde aparecem algumas obras do estúdio. No final, o caminho alvo desemboca nas salas de reunião e de trabalho. Com pé-direito duplo, o grande estúdio comunitário conta com uma estante feita com cubos de concreto pré-moldado, como aqueles usados na canalização de córregos. O mesmo material aparece na constituição da escada que leva à sala da diretoria – madeira complementa tal elemento. No espaço comum de trabalho diversas luminárias metálicas pendem do teto.

“O projeto da Casa Rex foi uma excelente oportunidade para testar em escala interessante o uso de materiais e técnicas normalmente utilizadas na infraestrutura. O aspecto robusto dos materiais, aliados à estética particular desse projeto, teve excelente custo benefício e um resultado de personalidade forte, expressando a identidade do escritório de design gráfico”, explica Fernando Forte. Benfeita, a obra arquitetônica demonstra a identidade do cliente – os trabalhos do Casa Rex se caracterizam pelo cunho autoral e pela inovação.

No final de 2013, o projeto foi vencedor do prêmio IIDA (International Interior Design Association), angariando o título de melhor projeto do ano.

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 

  (Foto: Rafaela Netto)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614