Clima urbano - Christina Hamoui
As linhas sóbrias do hall de entrada dão ideia do que virá pela frente neste apartamento de 400 m² em Aventura, cidade do condado de Miami-Dade, onde ficam alguns dos maiores condomínios da região e perto de shoppings e restaurantes. “A ideia foi empregar tons neutros em todo o projeto para fugir do estilo litorâneo, por se tratar de um imóvel que está longe da praia”, conta a designer Christina Hamoui, responsável pelos interiores. Para o canto que serve de apoio aos proprietários quando chegam – o casal e três filhos adultos usam o refúgio em épocas distintas –, Christina optou pela sofisticação do mármore branco piguês como base. O décor inclui um aparador da Artefacto e papel de parede Flamant, da One of a Kind.
______________________________________________________________________________
Natureza integrada - Martin Lorenzo para a Artefacto
Em Miami não há inspiração melhor que o sol. E nesta casa com vista para o mar em uma das vias mais concorridas do local, a North Bay Road, era natural que o projeto valorizasse a convivência. “A varanda foi pensada para receber amigos e familiares dos proprietários, que fizeram questão de priorizar a paisagem”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto, que fez a curadoria dos móveis, todos da marca. “Até a piscina mostra o desejo de integração ao mar, assim como os espaços sociais e de lazer, todos com acesso físico, como a área gourmet, a varanda e a marina”, explica. O ambiente externo de 1.200 m² tem piso de mármore travertino e teto revestido de madeira.
______________________________________________________________________________
Texturas e malta - Léo Shehtman
Onipresente nas janelas, o skyline de Miami pede um mobiliário leve, porém com toques quentes para harmonizar com o clima local. A partir dessa premissa, o arquiteto Léo Shehtman combinou móveis criados por designers consagrados com um mix de texturas no apartamento de um casal de empresários brasileiros. Nesta sala de jantar integrada à cozinha, a parede revestida com Sierra Aged Gold, da MDC Wall, um material termoplástico de alto impacto inspirado em picos, vales e montanhas, faz boa dupla com o porcelanato com efeito metálico da Punto que cobre o piso. Sobre a mesa e as cadeiras da Cattelan Italia, luminária Caboche, design de Eliana Gerotto e Patricia Urquiola para a Foscarini, adquirida na Lumini.
______________________________________________________________________________
Sinergia visual - Roberto Migotto
A vista de Sunny Isles, em North Miami Beach, é tudo o que o casal de empresários brasileiros quer quando passa com os filhos suas temporadas neste apartamento. Para a suíte máster, o arquiteto Roberto Migotto, autor do décor, preferiu valorizar a “moldura eterna”, empregando uma atmosfera leve e aconchegante, além de cores neutras. Nos 25 m², as paredes receberam pinceladas de cinza, mesma cor da cabeceira da cama Tatlin Soft, da Minotti, e em sinergia com os tons de madeira da cadeira desenhada por Vico Magistretti para a De Padova (ao fundo), da escrivaninha Max Simplice e da mesa de apoio Titanes, ambas design de Antonio Citterio para a Maxalto. A fotografia de Audrey Hepburn foi adquirida em uma galeria local.
______________________________________________________________________________
Vida em família - Avant Design
Recém-casados, os empresários brasileiros adquiriram este apartamento de 270 m² com vista deslumbrante de Brickell Key, uma ilha artificial no rio Miami, para passar temporadas na cidade. Como os dois são muito voltados à família, o projeto das designers de interiores Cristina e Monica Souza, da Avant Design, prioriza a convivência. É o caso desta cozinha de 30 m² integrada à sala de jantar. Painéis de madeira Restored Wood e armários em pintura brilhante Nocce, com execução da Ornare, dão o tom do ambiente. As banquetas One More Please, de Philippe Starck para a Kartell, imprimem suavidade ao espaço, assim como as cortinas Silhouette, da Hunter Douglas.
______________________________________________________________________________
Mobiliário multiuso - Debora Aguiar
O living de 40 m² faz parte de um apartamento de férias no 16º andar de um antigo hotel em South Beach. O projeto de retrofit para o condomínio, agora dotado de área residencial, mas mantendo ainda as unidades hoteleiras, é assinado pela arquiteta Debora Aguiar, que deu preferência ao seu habitual conjunto de materiais naturais e sustentáveis. Para esta morada, Debora criou uma ambientação leve, que não concorre com a vista do mar. Interligado à sala de jantar e à cozinha, o living é o ponto de encontro da ala social e, por essa razão, o mobiliário é confortável e, ao mesmo tempo, multiuso. Aqui é possível relaxar ou receber, ler na poltrona pensada para vislumbrar a paisagem, ou assistir a um filme no sofá – todas as peças da Artefacto. Já o tapete é da Rug Company.
Matéria publicada em Casa Vogue #352 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)