Muitas vezes, no processo de criação de uma peça de design, outras variáveis vêm na frente do conforto e do apelo estético. Este é caso de Nomadic Chair. “Luxo não é mais uma questão de conforto, e sim a capacidade de decidir onde você quer ter um momento de paz”, defende Jorge Penadés, o criador da cadeira nômade.
Reduzindo o conforto ao mínimo para aumentar a mobilidade do assento, o designer busca um reposicionamento quanto à mobília contemporânea e os novos significados que ela pode ter. Como o próprio nome indica, a criação do espanhol é feita para o fácil transporte e, consequentemente, ser usada em qualquer lugar.
Para que isso fosse possível, ele desenvolveu uma estrutura que não necessitasse de pregos, parafusos ou cola. O sistema da cadeira é simples. Ela funciona com conexões inspiradas na carpintaria tradicional e pode ser montada e desmontada apenas com a mão. Assim, a cadeira pode ser transportada facilmente em uma espécie de mochila. Com o assento nas costas, o dono pode levá-la para onde quer que seja. E o melhor: é necessário apenas dois minutos para colocar o assento de pé.
Nomadic Chair é parte de uma série chamada Nomadic Seating, desenvolvida para o seu projeto de graduação, intitulado Nomadic Studio. Agora, ele está investigando novas possibilidades de mobilia temporária para criar uma coleção inteira de peças com o mesmo principio.