Na arquitetura, às vezes 1+1+1=1. É o caso aqui. Os arquitetos do escritório Squire and Partners promoveram uma grande reforma em Mayfair, no centro de Londres. Eles foram responsáveis pela unificação de três residências vizinhas, convertendo todas essas arquiteturas em uma só morada coesa. Como se não bastasse, adicionaram ao programa da casa dois subsolos que contêm piscina, academia e sala de cinema.
Para enriquecer o projeto e dificultar a obra, uma das fachadas da casa situada na esquina da quadra é tombada pelo patrimônio local. Trata-se de uma superfície que mantém seu estilo Georgiano, produzido na Inglaterra entre os anos de 1720 e 1820. Assim, para evitar que a execução da reforma deteriorasse tal fachada, foi preciso protegê-la. Os arquitetos aplicaram dos dois lados da parede estruturas de aço.
Hoje, essa casa conta com cinco dormitórios, área social completa e terraço-jardim na cobertura. Da rua, no entanto, o que mais chama a atenção é a mistura de materiais e de estilos arquitetônicos, o que denuncia a longevidade da construção. Atrás da fachada tombada percebe-se um volume afastado recoberto com acabamento metálico inusitado. Esse volume equivale à casa central das três geminadas originais.
A altura das janelas nesta nova fachada segue o padrão Georgiano, embora seu formato seja contemporâneo. São grandes aberturas retangulares com esquadrias metálicas que perfuram a parede coberta por elementos de cobre, cujo design remete à folhas de árvore. O tom alaranjado do novo acabamento estabelece um diálogo leve com o paredão de tijolos à vista. Os arquitetos foram muito felizes em suas misturas.
Como essa peça central do conjunto de casas está recuada em relação ao paredão histórico, forma-se ali um grande fosso de luz e ventilação. O espaço recebeu tratamento paisagístico elaborado pela firma Haynes Design – um grande jardim vertical encontra-se ali. As áreas sociais ocupam os pavimentos baixos e os dormitórios os dois andares mais altos. Na cobertura aparece um breve pavilhão coberto e dois terraços-verdes.