Por essa você não esperava. Já imaginou sentar em um banco com a dureza do concreto, mas feito de areia e urina? A ideia é do designer Peter Trimble, da universidade de Edinburgo, que resolveu investigar as possibilidades de fabricação microbiológica com fins de encontrar um método mais eco-friendly para a produção do concreto.
Mas engana-se quem pensa que os micróbios usados por Trimble vem da urina. Dupe, como é chamado o projeto, usa uma bactéria chamada bacterium bacillus pasterurii, que tem a capacidade de precipitar calcita e solidificar areia. O xixi entra na história por ser principalmente composto de ureia, uma substancia rica em nitrogênio. Este, por sua vez, é um dos responsáveis pela reações químicas realizadas pela bactéria.
Trimble projetou, para a produção do seu primeiro protótipo, um carrinho que é uma mini unidade fabril, em que há um recipiente de aço inoxidável, um misturador, uma bomba e mangueiras. Usando esta configuração, a areia é derramada no molde do banco e, posteriormente, a bactéria. A mistura descansa por uma noite, para garantir que a bactéria se espalhe entre todas as partículas de areia. No dia seguinte, Trimble adiciona ureia e uma solução de cloreto de cálcio. Nesse momento acontece uma ligação química, criando um material parecido ao cimento. Ele jura que a resistência é a mesma! É aí, você usaria?
Entenda melhor assistindo ao vídeo que Trimble produziu mostrando o processo de criação: