Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Viver à beira-mar, um exercício de elegância

$
0
0
  (Foto: Russell Smith)

Existe algo de atemporal em uma casa de praia: a luz, a brisa fresca, a paisagem marítima em constante transformação, tudo se misturando para compor um cenário naturalmente belo. Acrescente a isso uma pitada de estilo e um cuidado atento aos detalhes – e o resultado é uma morada glamourosa e incrivelmente fácil de se habitar. “Elegância simples, com um toque de modernidade”, define o estilista sul-africano Craig Port, a respeito de sua filosofia profissional, claramente expressa também em sua residência. Criado na cidade costeira de Durban, Port é apaixonado pelo mar desde a infância. Suas viagens freqüentes o levam para litorais cheios de bossa ao redor do mundo – Rio, Capri, Mykonos. Dessa forma, era inevitável que ele acabasse construindo sua casa na Cidade do Cabo sobre as rochas da orla atlântica. Não que a vida nessas paragens seja semelhante a, por exemplo, Saint-Tropez ou St. Barth, dois notórios refúgios de férias de luxo. O lifestyle que a Cidade do Cabo oferece é composto de boas doses de trabalho e lazer sofisticado, sol abundante e da oportunidade de aproveitar o ar livre e o mar durante o ano inteiro.

Bakoven, área vizinha a faixas de vegetação intocada, pedras e praias, foi o lugar escolhido pelo estilista para fixar endereço. A criatividade local e as relações que Port nutriu ao longo da vida estão bem representadas na morada. Há alguns anos, um amigo arquiteto o ajudou a transformar o que era um pequeno bangalô nesta casa de apelos sensoriais. Seus grandes parceiros Boyd Ferguson e Paul van den Berg cuidaram de todos os aspectos da decoração. “Nós nos conhecemos muito bem, eu confiei neles completamente. Não havia a menor necessidade de ficar explicando as coisas”, conta Port. A mobília veio, em boa parte, da loja Wunders, que pertence à sua irmã Laura. Objetos e peças de arte foram garimpados em viagens dentro e fora da África do Sul.

Embora o exterior do imóvel permaneça inalterado desde a expansão inicial, o interior foi drasticamente renovado. Ficaram para trás os dias de “casa de praia do Atlântico”, marcados pelo azul e branco e pelas paredes de vidro. Sua configuração atual lembra mais uma caixinha de joias de Hollywood dos anos 1950: preto, marrom, dourado, bronze, espelhos, acessórios brilhantes e lustres de Murano. A madeira se espalha pela propriedade, do revestimento externo, incluindo um deque que dá para a piscina, aos mais sortidos detalhes internos, que suavizam os toques de opulência. O living, por sua vez, é um verdadeiro mostruário de peças texturizadas de bambu, metais polidos e variados tecidos naturais.

Apesar da espaçosa cozinha – equipada de acordo com as especificações de Bryan Hellmann, companheiro de Port e cozinheiro ocasional –, os momentos de lazer acontecem em almoços à beira da piscina ou jantares informais na companhia da família. O casal tem filhos gêmeos de 1 ano de idade, Luke e Khloe. “A residência não foi exatamente pensada para crianças”, diz Port, “mas é versátil – até com elas, tudo se encaixa bem!” Longe dos olhares curiosos, a morada possui localização ideal, bem diante da praia. A existência ali é um eterno verão: vive-se de bermudas em uma casa black-tie.

* Matéria publicada em Casa Vogue #341 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)

  (Foto: Russell Smith)

 

  (Foto: Russell Smith)

 

  (Foto: Russell Smith)

 

  (Foto: Russell Smith)

 

  (Foto: Russell Smith)

 

  (Foto: Russell Smith)

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>