As salas da Casa Daros, no Rio de Janeiro, foram completamente cobertas de tinta preta com o objetivo de criar um ambiente ideal para as obras do artista argentino Julio Le Parc. Seus experimentos, que compõem a exposição Le Parc Lumière – Obras cinéticas de Julio Le Parc, em cartaz até o dia 23 de fevereiro, exploram a beleza etérea da luz em seus brilhos, reflexos e movimentos.
Para tornar essa experiência ótica ainda mais intensa, hoje (7/2), o artista João Peroni convida o público para percorrer o circuito da exposição em sua companhia, durante a performance Lumen. Com o corpo todo coberto por lâmpadas de LED, ele passará por todas as galerias e, ao chegar à última grande sala escura, onde está suspensa a peça Continuel-lumière au plafond, dará início ao show.
O objeto de estudo de Peroni sempre foi a relação do corpo com o espaço ao redor. Em Lumen, essa lógica se afrouxa e o próprio corpo, transformado em luz, passa a ser o criador do espaço. No escuro, o movimento do artista desenhará e esculpirá o movimento, delimitando os limites espaciais e tornando as obras de Le Parc ainda mais especiais.
Lúmen – João Penoni
Data: 7 de fevereiro de 2014
Horário: 19h
Local: Casa Daros
Endereço: Rua General Severiano, 159, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Capacidade: 100 pessoas