Não é qualquer marca que completa um século de existência. No caso da Poltrona Frau, nascida em 1912, o marco é sabidamente merecido. Os móveis criados por ela se tornaram sinônimo de qualidade e bom design com o passar das décadas. Não é à toa que ela tem seu próprio museu.
O Poltrona Frau Museum é uma construção de arquitetura geométrica em branco e laranja na cidade de Tolentino, na Itália. Projetado pelo arquiteto Michele de Lucchi, o espaço de 1400 m² vai além do conceito tradicional de museu e conta toda a história da “inteligência das mãos” da marca através de recursos interativos e, é claro, peças icônicas por todos os lados.
Logo na entrada, o destaque fica por conta da Vanity Fair, poltrona que consagrou a companhia e se tornou sinônimo da expertise italiana. Posicionada bem no meio de um pátio cercado por paredes de vidro, a peça é banhada por luz natural como se recebesse uma bênção dos céus. Ali também ficam nove totens que exibem vídeos introdutórios a tudo que se encontra no museu, desde os termos que nomeiam técnicas e até acessórios aplicados à mobília. Ao lado, um painel com tiras de couro sobrepostas expõe a multiplicidade de cores e texturas oferecidas. Para os mais famintos de sabedoria, há também uma cafeteria completa com livros sobre a companhia.
Por todos os lados, monitores explicam o processo criativo de todas as peças, incluindo a icônica Vanity Fair. Porém, o coração histórico do museu fica adiante. Como uma metrópole e seus prédios, várias torres de tamanhos diferentes abrigam, em uma atmosfera mágica, onze peças memoráveis da Poltrona Frau – da Chester à Juliet, em ordem cronológica. Dentre as torres, estão algumas que são verdadeiras cápsulas do tempo. Cada uma concentra vinte anos do centenário da marca, representados por documentos originais, cartões-postais, anúncios e croquis de época.
Adiante, ficam duas salas especiais. A primeira, é dedicada aos maiores projetos que Poltrona Frau fez parte, todos em parceria com arquitetos consagrados e largamente premiados. Dentre eles, nada menos que o Parlamento Europeu de Estrasburgo e o Wall Disney Concert Hall, em Los Angeles. Cada uma das criações é representada por um nicho que abriga o assento-chave criado pela marca. A segunda sala também é dedicada a grandes projetos mas, dessa vez, automotivos. Só para se ter uma ideia, há uma Ferrari Califórnia estacionada bem no meio.
“Para nós, é uma honra contar a história da ‘inteligência manual’ de nossa empresa, um pequeno resumo da reconhecida excelência italiana”, comenta o diretor da marca Roberto Archetti. “E apesar de Poltrona Frau Museum ser um espaço da marca, temos o objetivo de que ele acolha eventos e exposições culturais que englobem todo o mundo do design e da arquitetura”.
Para saber mais, existe um tour virtual no site do museu.