Unir três épocas distintas pode parecer difícil, mas quando a ocasião é celebrar os 250 anos de uma grande marca isso acaba se tornando tarefa fácil. A especialista em cristais Baccarat, que foi fundada em 1764, buscou inspiração em uma lenda – de que o xadrez foi inventado pelos gregos para entreter os soldados durante os intervalos da Guerra de Tróia – para criar verdadeiros itens de coleção. Esses dois passados encontram o presente através da parceria com o estúdio Nendo, responsável por criar a coleção Harcourt Cheesgame.
A edição limitada conta com 32 peças de xadrez que se destacam pelo minucioso detalhamento. Utilizando artesanato de altíssima qualidade, cada um dos cristais das icônicas taças Harcourt – nos tons azul claro e meia-noite – foram cortados à mão precisamente, formando a coroa do rei, o manto da rainha e as vestes do bispo. O trabalho é tão cuidadoso que cada um dos conjuntos levou cerca de 200 horas para ser finalizado. Para realçar ainda mais a beleza da coleção também foi confeccionado um tabuleiro de vidro e rubis na base – que são uma lembrança à cor símbolo da Baccarat.
Em mais de dois séculos a grife de luxo francesa tornou-se referência no setor de cristais, conseguindo realizar os mais diferentes acessórios, sempre com extrema delicadeza e qualidade. Já habituada a parcerias de sucesso, a exemplo de Philippe Nigro, Jean-Marc Gady e os Irmãos Campana, dessa vez o luxo ganhou ares contemporâneos pelas mãos de Oki Sato. O designer é conhecido por realizar projetos a partir técnicas inovadoras, como aconteceu com os móveis feitos de lascas de madeira e as mesas pintadas com lápis de cor.