O que seria melhor do que, ao ser convidado por uma empresa japonesa para realizar um projeto, baseá-lo em crenças do próprio Japão? Os designers do estúdio Claesson Koivisto Rune, originário de Estocolmo, se inspiraram em tradições e filosofias orientais que giram em torno do número cinco. Entre elas a que através de cinco palavras de ordem, iniciadas com a letra S, cria-se a disciplina no ambiente de trabalho. “Nós vivemos em um mundo de cinco elementos e também cinco sentidos, esse número nunca é demais; nós o achamos lindo”, contam os designers sobre a inspiração da coleção de móveis Five para Matsuso T.
Para tanto foi desenvolvido um círculo com um pentágono e ele serviu de base para a cadeira, mesa, cabideiro, banquinho e mesa de café. Os móveis feitos de madeira maciça tem as extremidades arredondas e alguns possuem a cor natural do material utilizado, enquanto outros receberam uma pintura em vermelho vibrante. Alguns detalhes, como as pernas espaçadas e um corte em formato pentagonal no tampo das mesas conferem charme à coleção, que foi feita à mão por artesãos japoneses.
A empresa Matsuso T tem sede em Hiroshima e é conhecida por sua relação íntima com o artesanato de alta qualidade para produção de móveis. Sempre se baseando em técnicas antigas que passaram de geração para geração, a marca deseja manter a tradição em projetos modernos e interpretações diferentes do usual. Já os designers da Claesson Koivisto Rune tem firme base na arquitetura, uma vez que o escritório foi criado em um primeiro momento para seguir nessa área, mas acabou se tornando multidisciplinar e também se firmou no design de produtos.