Graças à tradição de mais de dois séculos na manufatura de fitas para a indústria da moda, a cidade de Saint-Étienne, na França, acabou se tornando a capital histórica da produção do acessório. Com o passar dos anos, sua força e importância foram diminuindo gradativamente, até se perder na esteira do tempo. Para resgatar essa memória e encher os olhos dos amantes da alta costura, o espaço Merci, em Paris, abre amanhã (12/2) a exposição Rubans.
A mostra revela as nuances da moda através dos séculos; cores, leveza e savoir-faire francês. São mais de 6 mil documentos originais nunca antes exibidos, dentre amostras, livros e registros que vão de 1840 a 1950. Rubans representa a evolução de estilos e técnicas da moda através das fitas e expõe mudanças de terminologias, design e linguagem publicitária com o passar das décadas. Para o bom observador, até os aspectos sociais podem ser notados: existem coleções de fitas completamente negras, destinadas às senhoras de luto e outras totalmente brancas, para noivas.
Além de conhecer a história e acompanhar a evolução do acessório, é possível adquirir algumas das peças da expo por preços de 15 a 100 euros, sendo que o dinheiro arrecadado será dedicado a obras sociais. Quando o espaço Merci foi criado por Bernard e Maria-France Cohen no quarteirão histórico de Haut Marais, o objetivo era, além de reunir moda, design, decoração e restauração, criar um fundo de doação para projetos no sudoeste de Madagascar. Inspiração fashion e solidariedade de uma só vez.
Rubans
Data: de 12 de fevereiro a 7 de março
Local: Merci
Endereço: 111 Boulevard Beaumarchais – 75003 - Paris, França
Entrada Franca