“Você sabe o que é uma mandala? (...) Os monges tibetanos as fazem usando camadas de areia colorida que se tornam grandes e belos desenhos. Quando terminam, depois de dias ou semanas de trabalho, eles as destroem”. Essa é a explicação sobre as ilustrações redondas e multicoloridas vindas do oriente dada pela personagem Yoga Jones, do premiado seriado Orange is The New Black.
Assim como os monges tibetanos, o artista Joe Mangrum constrói belas obras efêmeras usando areia colorida pelas ruas de Nova York, Chicago e onde quer que ele passe. Cada um de seus trabalhos – ele estima ter feito mais de 500 – é pensado na hora e leva cerca de 8 horas para ser finalizado. E o trabalho vale a pena. Tanto que criou algumas em museus respeitados, como o Museu das Artes e Design de Nova York.
Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de dedicar tanto tempo criando obras que serão destruídas rapidamente. Mas a própria Jones, professora de ioga no seriado, tem a resposta que carrega consigo uma lição de vida: “Tente olhar para suas experiências como uma mandala (...). Trabalhe duro para fazer algo belo e profundo e, quando terminar, se despeça e saiba que foi tudo temporário. É tudo temporário.”