Foi trabalhando o conceito de transparência e fluidez através do cristal que Zaha Hadid se pôs a criar uma linha de vasos para a marca francesa Lalique. No total, são duas peças feitas com o material, que foram apresentadas durante a primeira edição de 2014 da Maison&Objet, realizada em Paris, em janeiro.
A marca registrada da arquiteta e designer iraquiana fica evidente nos contornos contínuos e nas linhas dos vasos, que ganharam ainda mais impacto por conta do acabamento polido que reflete a luz. Zaha confessa que desde nova nutria uma paixão pelo cristal e pelo vidro, e a oportunidade de criar para uma marca como a Lalique surgiu, coincidentemente, com sua recente pesquisa sobre as propriedades do material e como ele se comporta em determinadas situações.
Cada peça é numerada e pode ser encontrada em cristal transparente, que capta a luz, exaltando suas formas, ou em preto, cor que empresta profundidade e certo mistério à criação. Assim como René Lalique, um fervoroso admirador da natureza, a arquiteta declarou que a elegância, a coesão e a beleza do mudo natural serviram de inspiração para este trabalho.