Depois que abandonou a carreira de fotógrafo, Stuart Haygarth encontrou uma nova missão de vida. Sem se autoentitular nem designer ou artista, ele passou a buscar uma outra história para objetos descartados. Através de uma metodologia precisa, ele coleta, classifica e divide peças em categorias de acordo com a cor e a função.
É aí que surgem suas obras, exclusivas, únicas e detalhistas. Dentre muitas peças, Haygarth já transformou objetos confiscados em aeroportos em Sharp Project, um verdadeiro dossiê de alicates, facas e até chaves de fenda. Em suas mãos, pedaços de plástico coletados na praia se tornam The Chandelier, um enorme lustre feito de garfos, copos e garrafas transparentes. Agora, em uma nova fase, ele se apropriou de brinquedos e jogos para construir Play, uma série de mesas iluminadas que dá nome à sua mais recente exposição, na Carpenters Workshop Gallery, em Paris.
Por toda a mostra, que traz obras antigas e inéditas, é possível notar a intimidade do artista com a luz, que sempre foi parte integral do seu pensamento criativo. Ao ser modulada por Haygarth, ela ajuda a transformar óculos em grandes lustres, retrovisores quebrados em globos de luz e autoramas em mesas laterais com lâmpadas incrustadas. Em outras palavras, o artista encontra a melhor maneira para que objetos inutilizados brilhem novamente.
Stuart Haygarth – Play
Data: até 10 de maio
Local: Carpenters Workshop Gallery
Endereço: 54 Rue de la Verrerie, 75004, Paris, França
Horários: de segunda à sábado, das 10h às 19h
Entrada Franca