Se colocarmos em um liquidificador imaginário a Glass Chair de Shiro Kuramata, um universo sci-fi e futurista, materiais industriais como o vidro, o silicone e um álbum do grupo Kraftwerk, o resultado seria a nova coleção de móveis criada pelo badalado designer Konstantin Grcic.
Intitulada Man Machine, em homenagem ao álbum homônimo do grupo alemão de música eletrônica, a coleção é completamente feita de vidro – o mesmo usado na arquitetura. O material pode ser comum no dia-a-dia, mas raramente é visto no design contemporâneo. O resultado não poderia ser outro. Peças inusitadas, de linhas retas e de uma leveza cristalina.
A coleção é formada por nove peças, incluindo uma mesa redonda, estantes, cadeira, mesa lateral, mesa grande, baús simples e duplos e armário vertical que, como se não bastasse serem de vidro, ainda são ajustáveis. Para realizar tal proeza, Grcic usou pistões, dobradiças e manivelas típicas do universo automotivo, que além de tornarem as peças mais funcionais, dão um ar de futurismo tecnológico para cada uma delas. A estabilidade das peças é garantida pelo uso de silicone, que permite um movimento suave das placas de vidro.
Toda essa complexidade, inspirada tanto no movimento humano quanto no das máquinas – daí a escolha do nome Man Machine – demandou várias versões de cada peça. Apesar de fazer croquis digitais antes de partir para a construção dos móveis, Grcic encontrou, no meio do caminho, várias falhas e incapacidades que tiveram que ser contornadas. “Tem muita engenharia envolvida na construção das mesmas. Queria que elas fossem extremamente funcionais”, conta. O resultado ficou tão bom que a coleção virou uma exposição em Paris. Très chic!
Man Machine - Konstantin Grcic
Local: Galerie Kreo
Endereço: 31, rue Dauphine, 75006, Paris, França
Data: até 17 de maio
Horário: das 18h às 20:30h