Com o intuito de criar uma peça inusitada, os designers precisam beber em diferentes fontes de inspiração. Foi na mistura de tradições europeias que nasceu Fondue, a luminária pendente de Luca Nichetto para a firma sueca David design. Conhecido por seu estilo autoral - tanto para marcas históricas como Cassina e contemporâneas como Discipline - Nichetto apresentou sua nova criação nas Stockholm Furniture Fair e Northern Light Fair, feiras tradicionais de design dos países nórdicos.
O nome da luminária denuncia: os tradicionais potiches utilizados para a prática do fondue foram sua inspiração. Assim como o utensílio que fica suspenso sobre o fogo, o corpo de cor âmbar da luminária é suspenso por um fio, que atravessa a peça de cima a baixo. Uma das peculiaridades da Fondue é a fonte de luz em posição horizontal, que se exibe sem disfarces.
A solução para a saída do fio indesejável é também singular. Nichetto escolheu a parte inferior da Fondue para abrigá-la, permitindo que a fonte de energia esteja tanto no teto quanto no piso. Além de possibilitar mais versatilidade e praticidade na hora de decorar os espaços, essa escolha também foge das tradicionais tentativas de esconder uma parte essencial da luminária.