Principal feira de design no cenário nacional, a Casa Brasil anunciou recentemente sua programação para esta 4ª edição do evento, que acontece de 13 e 16 de agosto na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.
Além da alta qualidade dos produtos expostos – só participam indústrias comprometidas com a originalidade do design, pois a feira conta com uma curadoria encarregada de barrar empresas que fabricam cópias –, a Casa Brasil se destaca pela riqueza da programação paralela.
Nesta edição, o já tradicional seminário internacional reunirá designers de vanguarda, que se destacam pelo aspecto conceitual de suas criações, e também que conseguem produzir peças de forte apelo comercial sem perder o caráter autoral. No dia 14, falam Zanini de Zanine e o holandês Bertjan Pot, enquanto Marcelo Ferraz e o italiano Paolo Ulian se apresentam no dia 15.
Além do seminário, a programação paralela inclui sete exposições culturais de design:
Bem-estar, Bem Viver: logo na entrada do pavilhão principal, o visitante poderá ver peças assinadas por 17 estúdios que integram o projeto Orchestra Brasil, iniciativa da Apex e do Sindmóveis para promover a exportação de mobiliário brasileiro no mercado internacional. Em2 Design, Flávia Pagotti Silva, Girona Design, Luiz Pedrazzi e Sollos (Jader Almeida) são alguns dos participantes.
Celebrar Design Mercosul apresentará cerca de 30 peças de designers do Brasil, do Uruguai e da Argentina, selecionados por um grupo de curadores destes países. Dentre os brasileiros, Guto Índio da Costa, Marcelo Rosenbaum e Zanini de Zanine são alguns dos nomes confirmados.
Estúdios e Conceitos: iniciativa que permite que os estúdios de design exponham produtos de desenvolvimento próprio, podendo negociar diretamente com o cliente. Desta vez, o ambiente reservado aos estúdios de design será incorporado ao pavilhão principal da feira.
MateriaBrasil: matérias-primas sustentáveis são o foco desta exposição, que reunirá 100 amostras de materiais inovadores e com baixo impacto ambiental e alta contribuição social. Em paralelo, o CBDI (Centro Brasileiro de Desenho Industrial), em parceria com a MateriaBrasil, traz a mostra Experimenta, com produtos criados com matérias-primas desta materioteca.
Um design para uma indústria: já é a 3ª edição deste bem-sucedido projeto, que propõe a parceria entre designers e indústrias para a concepção produtos inéditos. Neste ano, são cinco duplas indústria/designer: MacMóveis (MG) e Quadrante Design (MA), Punto Móbile (RS) e Flávia Pagotti Silva (SP), Casa de Pedra (RS) e dcD! (RS), Msul Móveis (RS) e Projeto 3 Design (RS), Neobox Móveis (MG) e Olavo Machado Neto (MG).
Cantina Benta: realizado pelo Sindmóveis com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, o projeto busca unir o design contemporâneo a técnicas tipicamente italianas de artesanato. Em oficinas coordenadas pelo designer Renato Imbroisi e pelas arquitetas Tina e Lui (que integram o conselho curador da Casa Brasil), 30 artesãs de Bento Gonçalves criam uma coleção de peças decorativas inspiradas na enogastronomia.
Banco de Ideias: a 2ª edição do projeto abordará a temática da Copa do Mundo, com 13 arquitetos e decoradores de diversas partes do Brasil criando bancos inspirados no campeonato.
A cenografia da feira também promete: o pavilhão de entrada e a área dos projetos especiais devem receber “árvores” pelas arquitetas Tina e Lui em parceria com Renato Imbroisi e com o escritório Fleury & Layus Arquitetura. Peças semelhantes foram criadas por eles para a exposição Ibirá Flora, que segue em cartaz no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, até 27 de julho. Criadas com tecidos produzidos artesanalmente com algodão e fibras vegetais, as 24 árvores que serão “plantados” na Casa Brasil têm de 4 a 8 metros de altura e utilizam oito modelos de tramas e texturas.
Como se vê, a 4ª edição da Casa Brasil deve sacudir a cena do design brasileiro. A última edição da feira, realizada em 2011, recebeu mais de 20 mil visitantes – e este ano o sucesso deve se repetir. Programe-se já!